Há 24 anos o projeto Bom de Bola fomenta o futebol do Sul do Brasil. Em Santa Catarina, o campeonato já revelou diversos jogadores como Eduardo Costa, que se aposentou neste ano, o ídolo avaiano Marquinhos e o lateral André Santos, ex-Figueirense, Corinthians, Flamengo e Grêmio. Mas o que tem mais destaque é Filipe Luis, lateral-esquerdo do Atlético de Madri e da Seleção Brasileira. Entre as meninas a atacante do Santos Ketlen é a estrela. De Rio Fortuna, ela jogou as edições de 2003, 2004 e 2005 do Bom de Bola.

Continua depois da publicidade

Confira mais notícias de futebol

Nesta terça-feira, o Estádio Renato Silveira, em Palhoça, foi palco de mais uma decisão do Bom de Bola. No feminino um jogo equilibrado que terminou 0 a 0 e teve que ser decidido nos pênaltis. A Escola Educacional Básica José Marcolino Eckert, de Pinhalzinho, bateu as meninas do EEB Rudolfo Luzina, de Nova Erechim, por 2 a 1 nas penalidades e ficou com o título. Destaque para a goleira Carolina Bedendo, que pegou três pênaltis.

No masculino, o Recriarte, de Camboriú, goleou o Colégio Maria Goretti, de São Lourenço do Oeste, por 7 a 0 e conquistou o tetracampeonato.

Continua depois da publicidade

Conheça os personagens das finais que podem brilhar no futebol profissional em breve: ?

A goleira campeã

O destaque das campeãs da Escola Educacional Básica José Marcolino Eckert não nasceu em Pinhalzinho, mas ela também é do Oeste do Estado. Caroline Bedendo nasceu em Abelardo Luz, há 115 quilômetros de Pinhalzinho. Ela ainda não é muito alta, mas no gol se torna uma gigante. Camisa 1 do Eckert, Carol foi a estrela da final feminina: ela defendeu três pênaltis e garantiu o título para Pinhalzinho.

– Antes do final do jogo já comecei a me preparar para os pênaltis. Na hora das cobranças observava as meninas, olhava bem nos olhos delas. Pegar três pênaltis na final é muito emocionante, sensacional – descreveu Caroline, 14 anos, ao final do jogo.

Ela e as companheiras de time estão acostumadas a comemorar. O título do Bom de Bola foi terceiro neste ano. No futsal, as meninas já conquistaram o título Estadual e Brasileiro e no dia 6 de dezembro competem o Sul-Americano de Assunção, no Paraguai.

Continua depois da publicidade

– Temos um projeto onde algumas das meninas moram na casa do atleta, um lugar que preparamos para elas. Elas estão juntas há dois anos e esse título nos ajuda a continuar com o projeto e ampliá-lo. No ano que vem queremos jogar o sub-15 e também o Olesc (Jogos da Juventude Catarinense) – disse o técnico Cleto Schuster.

Para a estrela do dia no Estádio Renato Silveira, o futebol é uma diversão e os planos para o futuro já estão escritos:

– Quero estudar educação física e trabalhar dando aulas – garantiu Carol. ???

Os irmãos Scaburi

O Recriarte conquistou o tetracampeonato do Bom de Bola com uma goelada por 7 a 0. Autor do primeiro gol, Willian celebrou demais o feito com o irmão gêmeo Welliton, capitão do time e extremamente tímido, tanto que não quis conversar com a reportagem.

Continua depois da publicidade

– Ele é assim. Mas dentro de campo é diferente. Nós queremos ser jogadores de futebol – conta Willian, o menos inibido dos irmãos Scaburi.

Eles são de Itajaí e treinam desde o início do ano no Recriarte, de Camboriú, com o objetivo de um dia conquistar mais que o Bom de Bola.

– Sabemos que tiveram jogadores que saíram do Moleque e são profissionais hoje. É isso que a gente busca – conta Willian.

Continua depois da publicidade