Você já notou que na maioria das casas alguns alimentos não ficam na geladeira de jeito nenhum? Pois é, se ainda não notou, talvez deva prestar mais atenção. Isso se deseja ter sempre os alimentos fresquinhos, sem risco de contaminação e com mais durabilidade.

Continua depois da publicidade

Mas a escolha pode ser confusa para algumas pessoas, pois o mais intuitivo é deixar em um local frio para conservar mais. Por isso, selecionamos a seguir os alimentos que não devem ser guardados na geladeira para você ficar ligado.

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Então, se você mora sozinho – ou ainda tem dúvidas – e não quer mais ouvir perguntas espantadas acerca do que você coloca no refrigerador, acompanhe esta reportagem. Porém, fique tranquilo, alguns itens vão pegar até os mais experientes de surpresa.

Continua depois da publicidade

Confira quais alimentos não devem ir para a geladeira

*Fotos: Banco de imagens

1 – Tomate

De antemão, já vamos surpreender muitos com o primeiro item. Pode ser que até na casa dos pais, ou pessoas com grandes experiências em cuidados domésticos, encontremos tomates na geladeira com os legumes. Porém, essa não é a forma mais adequada de armazenar. Como toda boa fruta que é, deve ficar na fruteira e de cabeça para baixo. Desse modo, vai manter mais sabor e durar mais

2 – Cebolas

No mesmo sentido, a cebola é outro alimento que muita gente guarda no refrigerador, mas que não deveria estar lá. Isto pois a geladeira é úmida demais, e faz com que a hortaliça apodreça mais rapidamente. Por isso, o recomendado é deixar na despensa seca, ou você vai chorar por ter perdido as cebolas, e não na hora de cortá-las.

Continua depois da publicidade

3 – Alho

O grande companheiro da cebola nos temperos e preparos de alimentos também deve ficar longe da geladeira. Esse alimento precisa de ventilação, então a geladeira sempre fechada atrapalha o processo. Além disso, ele pode mofar, pequenos brotos podem crescer e mudar de sabor. No caso de cortar ou triturar, pode ir ao refrigerador, mas consuma rapidamente.

4 – Pães

Armazenar pão na geladeira não é ideal pois pode deixá-lo seco e rígido. Assim, devemos deixar em temperatura ambiente se o consumo for logo. Caso queira armazenar por mais tempo, enrole no papel filme e leve ao congelador. Posteriormente, quando quiser comer, basta retirar e aquecer por alguns minutos.

5 – Café

Já que estamos falando de pão, vamos direto para a sua grande companhia, o café. O pó com o qual preparamos a bebida deve ficar em recipientes fechados de forma hermética, não permitindo entrada de ar, e colocados na despensa. Ao colocar na geladeira, o sabor pode ser alterado.

Continua depois da publicidade

6 – Azeite

Provavelmente, esse é o alimento que as pessoas mais sabem que não pode ir à geladeira. Já que óleos e azeites ficam espessos e turvos se refrigerados. Com exceção dos óleos de nozes.

7 – Batata

Não importa se é comum ou doce, nenhuma batata deve ser colocada na geladeira. A saber, o amido presente nas batatas se transforma em açúcar quando gelado. Assim, muda o sabor, a textura e aparência do alimento. Aliás, lembra da cebola? Os dois devem ficar na despensa, mas longe um do outro, a batata favorece o deterioramento da cebola.

8 – Pimenta

A pimenta em conserva não precisa ir para o refrigerador, tanto aberta quanto fechada. Tendo em vista que elementos da conserva, como o próprio nome diz, prolongam a vida útil do alimento. Desse modo, o tempero dura bastante em temperatura ambiente.

Continua depois da publicidade

9 – Banana, abacaxi e mamão

De antemão, essas frutas dependem da temperatura ambiente para completar o amadurecimento. Então, colocar na geladeira atrapalha e pode até deixar a polpa pastosa. Deixe fora do refrigerador e consuma em cerca de quatro dias.

10 – Mel

Por fim, o mel é um alimento natural que dificilmente estraga. Além disso, o mel na geladeira fica duro, grosso e cristalizado. Praticamente desvirtuando o que é o ideal do alimento.

Leia também

Os 4 venenos brancos que podem acabar com a saúde, segundo nutricionista

Os “milagrosos” benefícios escondidos no consumo das frutas vermelhas