O câmbio manual dominou os carros no Brasil por muitas décadas. Com a evolução e escala, os automáticos ganham cada vez mais a preferência, pela praticidade e conforto e hoje a proporção se inverteu: eles estão em mais de 70% dos carros novos vendidos. 

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Mesmo assim, há motoristas que não abrem mão do controle sobre o veículo, gostam de trocar as marchas e geralmente são entusiastas que preferem modelos esportivos. Quando podem, fazem fila pelas 200 unidades limitadas que a Ford trará do Mustang GT Performance manual, por exemplo.

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Mas a realidade que domina o favoritismo pela transmissão manual no Brasil tem mais a ver com poder aquisitivo, porque estão presentes nos carros mais acessíveis. 

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A realidade das vendas diretas, voltadas a clientes CNPJ, frotas e locadoras, entre outros, sustenta quase metade dos emplacamentos no País e são amplamente representadas pelos modelos de transmissão manual. 

E é coerente: nos carros manuais, o consumo tende a ficar 10% abaixo de um similar automático e alguns mais modernos possuem entre os recursos que ajudam o motorista a economizar combustível um indicador no painel da marcha ideal a ser engata, conforme a rotação. 

Confira os 5 melhores modelos manuais à venda no Brasil

5º Peugeot 208 Style — O compacto do grupo Stellantis feito na Argentina traz o câmbio manual de 5 marchas nas versões de entrada. Com cockpit mais envolvente, volante com base achatada e dirigibilidade mais esportiva, o 208 vem equipado com um modesto motor aspirado 1.0 de até 75 cv. Custa R$ 102.990. As versões turbo custam bem mais e só trazem câmbio CVT.

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4º Renault Kardian — Um raro exemplar de SUV (compacto) com transmissão manual, essa versão chegou no final do ano passado. A caixa de seis marchas é acoplada ao motor turbo TCe 1.0 de 125 cv de potência e foi especialmente projetada para o perfil do cliente brasileiro, com relações curtas na primeira, segunda e terceira marchas, privilegiando as arrancadas rápidas e a agilidade. A versão Evolution é a de entrada com o preço de R$ 106.990.  

3º Volkswagen Polo TSI M5 — O Polo mais divertido de dirigir vem equipado com o motor 1.0 turboflex de até 116 cv de potência e oferece trocas de marchas precisas. É a única opção turbo do compacto da Volks com esse tipo de câmbio. Custa R$ 111.490.

2º Honda Civic Type R — O esportivo nervosinho é praticamente um carro de corrida homologado para as ruas. O motor 2.0 turbo rende 297 cv e combina com a caixa manual de seis marchas. Outras características ajudam no seu comportamento dinâmico: baixo centro de gravidade, suspensão firme e diferencial autoblocante que não deixam o sedã escapar nas curvas. Acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,4 segundos. É praticamente um brinquedo de gente grande e caro: sai por R$ 429.900. 

1º Toyota GR Corolla — A versão hatch em nada lembra o sedã. Tem personalidade própria e esbanja esportividade em seu design e interior. A sigla GR vem de Gazoo Racing, a divisão de automobilismo da marca japonesa. Mas por ser o nicho do nicho e caríssimo (R$ 461.990 na versão Circuit) foi importado do Japão num restrito lote de 30 unidades. O motor 1.6 turbo é o mais potente de um carro de produção em série, são 305 cv, com o câmbio manual de 6 marchas e tração integral. Pela raridade, vai virar peça de museu. 

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Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial

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