Apesar de muita gente não conhecer, áreas como a medicina e a nutrição estão se debruçando cada vez mais sobre os chamados “venenos brancos”. Mesmo estando em nosso cotidiano, esses itens trazem malefícios bastante sérios para o nosso corpo. Exatamente por isso a ciência tem analisado o estudo desses alimentos e de como eles reagem no corpo com uma atenção crescente.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Desse modo, trouxemos essa reportagem para você citando alguns exemplos dessa lista para que fique atento e regule isso na sua rotina. As informações tem como fonte a análise da nutricionista Gisela Savioli, especialista na área e produtora de conteúdo digital. Então, confira o que são os venenos brancos e entenda por que é necessário ter cautela – pelo menos com o excesso – no consumo deles.
O que são os venenos brancos?
Resumidamente, os “venenos brancos” são os alimentos muito comuns na nossa rotina e que podem nos trazer prejuízos à saúde, em alguns casos. Desse modo, se consumidos em excesso, muitos podem desencadear quadros de inchaço, diabetes, dores, hipertensão arterial, entre outros quadros.
Continua depois da publicidade
Além disso, a maioria dos que fazem parte dessa lista não tem a quantidade correta de vitaminas, minerais e proteínas para nutrição do corpo. São apenas carboidratos que não alimentam totalmente e o corpo pouco aproveita disso.
Contudo, a ideia não é demonizar nenhum alimento, mas sim demonstrar com base na ciência o motivo pelos quais eles devem ser consumidos com parcimônia, sem se tornar hábito. Assim, vamos aos quatro exemplos de venenos brancos.
Descubra os 4 venenos brancos, de acordo com nutricionista
Continua depois da publicidade
1 – Sal refinado
Conforme a Dra. Gisela Savioli, o sal é causador do aumento da pressão arterial, gera inchaço e inflamações que podem vir a ser crônicas. Além disso, o site ABC Med aponta que problemas renais e cardiovasculares também podem ser mais suscetíveis ao consumo exagerado de sal.
2 – Açúcar refinado
Mesmo sendo um dos alimentos mais abundantes nos alimentos processados, o açúcar branco refinado é um dos venenos brancos. De acordo com a nutricionista Dra. Gisela Savioli, o açúcar é um dos causadores de inflamação crônica, que está ligada a doenças cardiovasculares e até à Doença de Alzheimer.
3 – Leite de vaca pasteurizado
Outro alimento que a Dra. Gisela Savioli cita o leite pasteurizado. Normalmente, o leite estraga muito rápido. Por isso, se faz necessária uma pasteurização para que ele dure mais tempo. Desse modo, o leite é aquecido em altas temperaturas para matar os microrganismos. Contudo, Savioli aponta que esse processo retira muito da capacidade de absorção de cálcio. Além disso, segundo o site Healthline, o leite pode causar desde acne até alergias.
Continua depois da publicidade
4 – Farinha de trigo
Por último, outro alimento que faz parte dos venenos brancos segundo a Dra. Gisela Savioli é a farinha de trigo. Muito presente em pães e massas, esse farináceo pode causar diabetes, alergias e durante a produção, boa parte dos nutrientes são perdidos. Além disso, o site Healthline aponta que o trigo dificulta a absorção de nutrientes como ferro e zinco.
Leia também
Os “milagrosos” benefícios escondidos no consumo das frutas vermelhas