Até meados de 80 imperava um vácuo na cena artística e cultural de Santa Catarina. Foi com a criação do Centro de Artes (Ceart) da Udesc, em 1985, que as expressões nos campos das artes visuais, cênicas e música tomaram fôlego para dar vazão às criações latentes e provocar os artistas e a população a pensar a contemporaneidade. Muitos artistas hoje atuantes e reconhecidos passaram pelo Centro, atualmente referência no Estado e no país. O aniversário de 30 anos da instituição será celebrado de segunda (9) a domingo (15) com programação cultural gratuita em diferentes pontos de Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Quatro shows com desconto para sócios do Clube do Assinante
Leia as principais notícias do dia em Santa Catarina
_ Se todas as pessoas tivessem educação adequada sobre artes e todas as suas expressões, seriam cidadãos com uma formação mais humana _ diz Gabriela Mager, diretora geral do Ceart, para justificar a importância do saber artístico.
Para ela, uma sociedade com arte é mais sensível às relações humanas e ao meio ambiente. Por isso é fundamental existir dentro de uma universidade pública cursos para fomentar a pesquisa e a produção do criativo.
Continua depois da publicidade
Quando começou em 11 de dezembro de 1985, o Ceart contava apenas com as faculdades de Artes Visuais, Artes Cênicas e Música. Hoje tem graduação em Moda e Design, os primeiros de Santa Catarina, além dos programas de mestrado e doutorado.
_ O Ceart começou com dificuldades, principalmente para buscar a estrutura física adequada. Hoje tem cerca de 1,2 mil alunos. Muitos dos que se formaram atualmente coordenam cursos em outras cidades. É um campo que ainda tem de se consolidar, mas não fosse o pensar arte no Centro, o Estado estaria muito aquém _ complementa Gabriela.
Teatro e arte em Santa Catarina
No campo das artes cênicas, o Ceart foi um divisor de águas. A maior parte do elenco dos grupos de grande reconhecimento em SC passou pela faculdade de Teatro da Udesc. São atores, produtores, dramaturgos e diretores de companhias como o Teatro Sim… Por Que Não?!!!, ERRO Grupo, Cia La Vaca e O Dromedário Loquaz, entre outros.
A grande expectativa agora é que o curso de Dança, demanda antiga e muito necessária para um Estado que tem vocação para essa arte, saia do papel e se torne realidade.
Continua depois da publicidade
_ Em Santa catarina, a universidade é um dos poucos espaços que garante aos artistas um espaço para produzir e sobreviver _ diz o ator, diretor e pesquisador Vicente Concilio, diretor de extensão do Ceart.
Para a artista e ex-professora do Ceart Jandira Lorenz, o Ceart foi como uma mola propulsora:
_ Havia muitos grandes artistas em Santa Catarina, mas fora uns poucos, imperava o vazio por aqui _ diz ela.
Jandira foi uma das primeiras professoras do Centro, na época em que ainda existia o Curso de Desenho Técnico. Depois e junto com ela veio uma turma de professores mais voltados para as artes visuais com a cabeça aberta, voltada para experiências contemporâneas.
_ Cheguei em Santa Catarina quando a Udesc era muito insipiente. Depois houve uma renovação e atualização. Agora tem várias faculdades _ diz o premiado artista e curador Fernando Lindote.
Continua depois da publicidade
O gaúcho veio para Florianópolis em 1983, quando as oficinas de arte do CIC (Centro Integrado de Cultura) eram referência. Na década seguinte, o centro de discussão sai do CIC e vai para a universidade. Apesar dos esforços do Ceart, Lindote ressalta a necessidade de a universidade se abrir e estar mais próxima da comunidade em geral.
PROGRAMAÇÃO
Terça-feira (10)
17h – Mostra de vídeos sobre arte africana contemporânea no Ceart
18h -Abertura de exposição de Artes Visuais, Design, Moda e Teatro, que seguem até no domingo, no Museu da Escola de Santa Catarina(Mesc)
20h -Espetáculo Assemblage, no Teatro Pedro Ivo
20h -Espetáculo Preto-à-Porter, no teatro do Sesc Prainha
Quarta-feira
10h às 22h – Simultaneidades afetivas na Geodésica: homenagem a José Luiz Kinceler, no Ceart
20h – Espetáculo $em Vintén$, no Teatro Álvaro de Carvalho
20h – Concerto do grupo Musicâmara Ceart, no Teatro do Sesc Prainha
Quinta-feira
20h – Mosaico Musical – concerto com professores do departamento de Música, no Teatro Álvaro de Carvalho
20h – Espetáculo Rasgue minhas Cartas, no Teatro do Sesc Prainha
Sexta-feira
19h30min – Desfile do OCTA Fahion 2015, considerado o maior evento acadêmico de Moda do Brasil, no Hotel Oceania
Continua depois da publicidade
20h – Espetáculo Ignorãça, no Teatro do Sesc Prainha
Sábado
10h às 13h – Lançamentos e relançamento de livros e revistas do Ceart, no Museu da Escola de Santa Catarina
10h às 18h – Flamboiã – Feira de publicações e artistas, no Palácio Cruz e Sousa
20h – Espetáculo BadenBaden, no Ceart
As atividades são gratuitas e os ingressos para espetáculos teatrais e concertos musicais serão distribuídos no local uma hora antes de cada apresentação.