A comercialização de dados pessoais tem se tornado uma dinâmica valiosa no mercado virtual durante os últimos anos. O movimento fez aumentar o número de ataques cibernéticos em escala global e, consequentemente, cresceu o investimento de empresas para garantir uma proteção eficiente para os seus clientes. A Orsegups, por exemplo, há 10 anos desenvolve sistemas próprios de criptografia e proteção de dados.

Continua depois da publicidade

> Top of Mind revela marcas que estão na cabeça e no coração dos catarinenses; veja vencedores

Com mais de 80 mil clientes e tendo sob sua proteção diária mais de 1 milhão de pessoas, a Orsegups celebra a recente conquista das certificações internacionais ISO 27001 e ISO 27701, que atestam a implantação de políticas e o uso de tecnologias que garantem aos clientes – dentre eles, algumas das maiores redes varejistas do País – a confidencialidade e integridade dos seus dados.

— Fazer segurança era cuidar do patrimônio das empresas, depois cuidar das pessoas e, agora, também devemos proteger os dados. Como são milhões de informações críticas, sensíveis e de muito valor que trafegam diariamente em nossos centros de operações integrados, entendemos que era necessário buscar uma certificação robusta, que ateste os nossos clientes, que os dados e informações de suas operações estão seguros conosco — destaca o presidente da Orsegups, Dilmo Berger.

Continua depois da publicidade

Investimento e inovação

Há mais de 15 anos à frente da diretoria de Tecnologia da Informação, Giliardi dos Santos aponta que a complexidade do sistema que envolve segurança da informação faz a conquista das certificações se tornar ainda mais satisfatória para a Orsegups. Para chegar até o resultado, foram 18 meses de trabalho, adoção de novas tecnologias, processos e cerca de R$ 2 milhões em investimentos.

orsegups top of mind
Central de monitoramento da Orsegups (Foto: Divulgação)

— A conquista da certificação sempre é trabalhosa. Para nós não foi difícil, uma vez que sabíamos o que precisava ser feito e já tínhamos sistemas tecnológicos e operacionais testados e seguros. Mas a segurança da informação envolve muito mais que sistemas. O maior desafio foi a intensiva capacitação dos nossos colaboradores, através da Universidade Corporativa da Orsegups — destaca o Diretor de Tecnologia da Informação, Giliardi dos Santos.

Outro ponto importante está na inovação, algo que sempre norteou as decisões estratégicas da Orsegups.

— Sempre fomos vanguardistas. Olhamos para as dores do mercado e desenvolvemos a partir daí novos serviços e produtos capazes de atender essas demandas. Inclusive com tecnologias disruptivas, tais como controle de mão-de-obra a distância e inteligência artificial própria — diz o Diretor de Mercado e Expansão, Gilson Cesar da Silva.

Continua depois da publicidade

Vanguarda do setor

Para desenvolver inovação, a empresa aposta na equipe interna e no que houver de mais moderno à disposição no mercado. A Orsegups foi a primeira empresa de segurança privada do Brasil a utilizar o Watson, plataforma de serviços de inteligência artificial da IBM, que é considerada um marco no avanço dessa tecnologia.

Com 50 anos de história, a disposição para o novo é um vetor estratégico da Orsegups, que a mantém na vanguarda do setor. Apenas 153 empresas têm a ISO 27.001 no país, sendo que todas são indústrias, startups e empresas que lidam com tecnologia. No setor de Segurança Privada a Orsegups é a única a obter tal certificação.

Leia também

Assista como foi o evento Top of Mind 2022