As orquídeas devem ficar em ambientes com meia-luz e em um lugar levemente úmido – próximo de um lago, por exemplo. Durante o verão, podem ser regadas até três vezes por semana. No inverno, uma vez basta.

Continua depois da publicidade

:::Jardim em Florianópolis tem seis mil órquideas cultivadas para pesquisa

:::VÍDEO: Marcelo Nascimento explica sua paixão por orquídeas

Para saber quando é o momento certo de colocar água, basta colocar um dedo dentro da terra. Se ainda estiver úmido, não é necessário regar. Se estiver seco, a planta está precisando de água.

Continua depois da publicidade

Existem orquídeas de diversas cores, mas as mais comuns em Santa Catarina são a Cattleya walkeriana e a Laelia purpurata. A segunda, inclusive, é a planta símbolo do Estado. Os preços variam de R$ 15 a R$ 10 mil, dependendo da raridade da espécie.

Expedição por novas espécies

A Federação Catarinense de Orquidofilia é formada por 22 associações localizadas em todas as regiões do Estado e distribuídas em 45 municípios. Cada um destes grupos tem de 30 a 40 membros. A partir deste ano, eles irão se reunir em expedições pelo território catarinense atrás de novas espécies. Tudo com a autorização dos órgãos ambientais responsáveis. A ideia é completar o atlas com todas as informações sobre a planta em Santa Catarina.