A premiação do concurso de orquídeas e plantas das 77ª Festa das Flores encerrou a tarde de atividades do último dia da festa. A campeã foi uma Laelia Purpurata Venosa, cultivada pelo orquidófilo João Hellmann, que ganhou um troféu e uma televisão como prêmio. Essa foi a primeira floração da planta de três anos.
Continua depois da publicidade
– Além da forma de cultivo, essa orquídea é fruto de cruzamento de plantas de alta qualidade – explica João.
Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br
Outro destaque foi a mini orquídea Tropical Ponti, da orquidófila Lina Stein.
– É uma planta de fácil cultivo e com seis anos de esta foi quarta floração e a mais abundante – destaca Lina, que também recebeu uma televisão. Ambos são associados à Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídea (Ajao).
Continua depois da publicidade
Para Renato Franz, presidente da Ajao, o concurso é um dos pontos mais importantes da festa, pois reúne e desafia orquidófilos, colecionadores e profissionais de diferentes especialidades em prol da análise e seleção das melhores flores e plantas.
Nesta edição do concurso foram avaliadas cerca de cinco mil plantas e 2,5 mil orquídeas. As escolhidas ficaram expostas no Jardim das Campeãs.
No grupo de plantas ornamentais o destaque foi para uma Suculenta, cultivada por Marisa Soares. Os jurados consideraram os aspectos de cultivo o crescimento uniforme entre outras características.
Os sessenta especialistas avaliaram as mais variadas flores, plantas e espécies, divididas em 19 categorias.
Continua depois da publicidade
Aldo Müller é jurado há seis anos e orquidófilo desde criança. Segundo ele, não há julgamento, mas, sim, escolhas.
– É preciso saber identificar uma orquídea nos seus aspectos simétricos, em sua essência. As mais belas têm pétalas e sépalas largas e o labelo deve ser perfeito – explica.
Iara Ebersbach é eleita rainha da 77ª Festa das Flores de Joinville