Depois de cinco apresentações bem sucedidas pelo estado, o Concerto Pop, da Orquestra Filarmônica da Scar, retorna a seu palco de origem. As entradas gratuitas, esgotadas em cinco dias, apontam para a boa acolhida do espetáculo: animado e ousado, ele apela para a memória, com um repertório marcado por conhecidas melodias da música pop e de trilhas sonoras de filmes. Tudo executado com o misto de força e delicadeza dos instrumentos clássicos.
Continua depois da publicidade
:: Leia mais notícias de Jaraguá do Sul e região ::
Executando desde o ano passado o cronograma de apresentações do Projeto Caminhos da Música, aprovado pela Lei Rouanet, o grupo sai da rota pré-estabelecida para esta volta ao lar – e em uma data marcante. O concerto foi contratado pela Prefeitura de Jaraguá do Sul para brindar o aniversário de 139 anos na cidade, comemorado no sábado. É com este clima de celebração que os músicos entram em palco.
– O repertório está muito bem trabalhado, então os músicos estão muito à vontade e têm mais liberdade para curtir este momento. Nas primeiras apresentações há certa tensão, agora não, as músicas já estão íntimas _ conta a diretora executiva da Scar, Edilma Lemanhê.
Continua depois da publicidade
As 15 músicas do repertório já circularam por quatro cidades do estado e ganharam, inclusive, espaço na capital – cidade ao qual o grupo não comparecia há anos. A visita foi o auge das apresentações.
– Floripa foi maravilhoso. Estava lotado e na quinta música o público levantou-se para aplaudir. Só quem estava lá para sentir o que sentimos. Mas, não podemos fazer diferente na nossa cidade, então estamos empolgados para a sexta-feira _ sorri ela.
O sucesso da atual temporada foi determinante para indicar a sequência do trabalho artístico em 2016. A linha pop será mantida, porém, Edilma garante que o repertório será diferente. Entretanto, a origem da orquestra não será esquecida. Ainda neste ano, uma apresentação erudita ocorre – as peças serão as mais populares da música clássica.
Criada em 2000 e atuando em temporadas e projetos, a orquestra conta hoje com 45 músicos, em sua maioria de Jaraguá do Sul e região. A batuta é do maestro Lucas Ferreira Frühauf, de Curitiba, convidado especialmente para o Caminhos da Música. A cada ano são realizadas audições para o ingresso de novos músicos, o que deve ocorrer novamente em 2015.
Continua depois da publicidade
Os instrumentos que serão selecionados ainda não foram definidos. A manutenção da orquestra ocorre por meio de projetos aprovados na Lei Rouanet, que giram em torno de R$ 400 mil por ano. O projeto que garantirá a existência da orquestra em 2016 já foi aprovado e está em fase de captação.
O quê: Concerto Pop da Orquestra Filarmônica da Scar
Quando: hoje às 20 horas
Onde: no Grande Teatro da Scar
Quanto: gratuito – ingressos esgotados