Formada por 23 integrantes da rede de ensino municipal e de escolas de música de Rio Grande, a Orquestra-Escola da cidade do sul do Estado fará sua apresentação inaugural nesta segunda-feira. O concerto está marcado para as 20h, no Teatro Municipal, e terá entrada franca.
Continua depois da publicidade
Com repertório variado, a orquestra vai apresentar peças eruditas, com obras de compositores como Mozart e Carlos Gomes, e também temas populares, como as trilhas do filme O Fantasma da Ópera e do personagem James Bond, grandes hits como New York, New York e Billie Jean, além de clássicos da música brasileira como Garota de Ipanema e Aquarela do Brasil.
Criada em agosto de 2011, a Orquestra-Escola Cidade reúne naipes de metal, corda, percussão, além de piano e canto. O projeto da Secretaria da Cultura de Rio Grande congrega desde adolescentes a idosos, unidos pela música – a atividade não é remunerada e todos têm outras ocupações além da orquestra.
Tomás Garcia Storino, 23 anos, será o pianista do concerto desta noite. Aluno da Escola de Belas Artes Heitor de Lemos (Ebahl) há 12 anos, começou a tocar por influência da mãe, funcionária da instituição.
Após formar-se em engenharia química na Universidade Federal do Rio Grande (Furg), ele ingressou no curso de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde está estudando desde o início deste ano.
Continua depois da publicidade
– Com a orquestra, aprendi a ter mais foco. Praticamente me obriguei a estudar, levar a sério. Sem dúvida, um dos grandes benefícios deste projeto é a disciplina que ele me trouxe – reconhece.
CONCERTO DE ESTREIA DA ORQUESTRA-ESCOLA CIDADE DO RIO GRANDE
> Nesta segunda, às 20h.
> No Teatro Municipal do Rio Grande (Av. Major Carlos Pinto, 312), em Rio Grande.
> Entrada gratuita. Ingressos devem ser retirados antecipadamente na Estação Mercado (loja 6 do Mercado Público Municipal), Escola de Belas Artes (Rua Carlos Gomes, 583) ou bilheteria do Teatro Municipal.