Em uma noite dedicada inteiramente à ópera, a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro viaja ao berço do gênero com peças de Rossini, Bellini, Donizetti, Puccini e o maior nome da ópera na Itália, Verdi.

Continua depois da publicidade

Dois solistas serão as estrelas do concerto: a soprano Edna D?Oliveira e o tenor Juremir Vieira. A cortina lírica Uma Noite na Ópera será apresentada às 21h desta segunda-feira, no Theatro São Pedro.

– Não vamos encenar as óperas, o foco é a beleza de peças que são conhecidas do público e a comoção virá da qualidade dos cantores – argumenta o regente Antônio Carlos Borges-Cunha, diretor artístico da OCTSP.

Natural de Porto Alegre, Juremir Vieira viveu na Itália durante 15 anos, nos quais atuou em vários países, estabelecendo-se na Suíça com a Cia de Ópera do Teatro de St. Gallen. De volta ao Brasil, tem recebido convites de várias orquestras e ministrado oficinas por todo o país. Edna D?Oliveira é uma das mais importantes sopranos na cena lírica brasileira, com um currículo que inclui óperas e concertos nos maiores teatros do país.

O programa inicia com a abertura instrumental de L?Italiana in Algeri, de Rossini, e o espetáculo segue com árias e duetos de Bellini, Donizetti, e Puccini. A segunda parte é dedicada a Giuseppe Verdi, que completaria 200 anos em 2013. Serão executados trechos de suas óperas mais conhecidas: La Traviata, Il Trovatore, Un Ballo in Maschera, Otello e Macbeth.

Continua depois da publicidade

O encerramento, a quatro vozes, terá participação especial de Ângela Diel (mezzo-soprano) e Carlos Rodriguez (barítono), para o famoso Quarteto, da ópera Rigoletto.