Para celebrar uma década do “maior encontro de bateristas das Américas”, a Orquestra de Baterias de Florianópolis promove uma série de novidades para a edição do próximo domingo (20). A 10ª edição do projeto vai reunir mais de 450 baterias e outros 100 músicos e cantores tocando ao mesmo tempo no Largo da Catedral, no Centro da Capital catarinense, a partir das 15h. A apresentação é gratuita.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O projeto teve início em 2013, quando reuniu 34 bateristas. De lá para cá, é a única Orquestra de Baterias no mundo com periodicidade anual e sem interrupção, além de ser o maior evento do gênero em número de participantes nas Américas.
Se somadas a intensidade sonora das 450 baterias que ambientarão o Centro da Ilha de Santa Catarina, os incríveis 41 mil decibéis de som produzidos são maiores do que uma escola de samba em pleno desfile. Além disso, se um instrumento fosse colocado atrás do outro, a fila de 1km de bateristas encheria um campo do Estádio do Maracanã, por exemplo.
— Muito além dos números, a cada edição a Orquestra de Baterias mostra seu potencial em diversos segmentos. Afinal, destaca o poder da música e da cultura, recebe bateristas de todas as idades, regiões e experiências de forma democrática e ainda fomenta a economia criativa de uma das cidades mais pulsantes do Brasil — destaca Paula Borges, presidente do idealizador do evento, o Instituto Maratona Cultural.
Continua depois da publicidade

O repertório deste ano garante uma mistura de ritmos e contará com canções clássicas e emblemáticas do repertório nacional, como versões de sucessos de Chitãozinho & Xororó e homenagens à Rita Lee.
Instituto Guga Kuerten premia projetos de transformação social
Misturando o erudito com muito rock, a Orquestra de Baterias terá também a participação da Camerata de Florianópolis, regida pelo maestro Jeferson Della Rocca e do Coral Encantos, do Instituto Estadual de Educação, regido pelo maestro Robson Medeiros Vicente. Dentre os 450 bateristas inscritos na edição, 141 participarão pela primeira vez e 93 são bateristas mulheres.
Participação Internacional
Um dos grandes destaques para esta edição são os 12 bateristas belgas que vão integrar o evento “Kortrijk Drumt”, algo esperado há muitos anos por Alexei Leão, regente e idealizador da Orquestra de Baterias de Florianópolis.
— Nossa aproximação iniciou depois que entrei em contato quando um vídeo do evento deles viralizou, em 2018. Continuamos conversando pelas redes sociais e os belgas viriam tocar em 2020, mas com a pandemia não foi possível. E agora, anos depois, recebê-los não pode ser mais emblemático, afinal é a nossa 10ª edição e ainda com o Gino Kesteloot como um dos nos nossos regentes no palco principal — celebra Alexei.
Continua depois da publicidade
Concertos Candlelight, com espetáculos à luz de velas, desembarcam em Florianópolis
Gino Kesteloot é baterista há mais de 55 anos e fundou o Kortrijk Drumt em 2014. De acordo com o belga, a ideia é receber a Orquestra de Florianópolis na Europa em 2024.
— Desde nosso primeiro contato em 2018, vejo muita semelhança entre os eventos e admiração mútua. Nosso objetivo é fazer com que o Kortrijk Drumt seja conhecido mundialmente junto com a Orquestra de Baterias de Florianópolis e que possamos, no ano que vem, receber os integrantes desse evento inspirador para tocarem conosco na Bélgica — diz Gino.
Serviço
O que? 10ª Orquestra de Baterias de Florianópolis
Quando? 20 de agosto, domingo, às 15h
Onde? Largo da Catedral Metropolitana – Centro, Florianópolis
Ingressos: entrada gratuita
*Sob supervisão de Éder Kurz.
Leia também
Vencedor do Prêmio Jabuti conta histórias dentro de fábrica de chocolates, em Pomerode
Disney tem prejuízo de mais de 400 milhões de dólares e deve aumentar preço de streaming