Não estranhe se, ao final do principal concerto da noite desta sexta-feira no Festival de Música de Santa Catarina (Femusc), em Jaraguá do Sul, os instrumentistas jogarem as partituras para o alto ou fizerem com elas aviõezinhos para lançar na plateia. A diversão é mesmo o tom que a Megaorquestra, formada por estudantes, professores e profissionais do evento, deve alcançar na apresentação no Centro Cultural da Scar, às 20h30.
Continua depois da publicidade
Neste caso, o prefixo “mega” faz todo o sentido. Serão 250 participantes executando obras escolhidas democraticamente e regidos pelo brasileiro Alex Klein e pela inglesa Catherine Larsen-Maguire. É mais que o dobro do número de componentes necessários em uma formação comum.
– Duzentos e cinquenta é o máximo que cabe no palco, mas todo mundo que toca instrumento orquestral é convidado, até os professores, participantes do Promusc e quartetos de cordas – explica Klein, maestro e diretor artístico do festival.
Para conseguir envolver tantas pessoas, a Megaorquestra fez dez ensaios. O repertório, com direto a trilha de 2001: Uma Odisseia no Espaço e Tico-Tico no Fubá, é sugerido e votado pelos próprios alunos nas redes sociais, como uma administração participativa, define Klein.
Continua depois da publicidade
– A Megaorquestra é um projeto social. Um concerto popular, de brincadeiras, um momento de descontração frente a uma tradição que impõe muitas regras para o músico. Compreendemos que não há como uma orquestra de 250 músicos atingir alto grau de perfeição dentro dos ensaios que temos aqui e da heterogeneidade do grupo. Essa é a parte social interessante. O aluno que participa da Megaorquestra rompe com as tradições, declara guerra a imposições e, com isso, pode reidentificar as regras e como elas têm valor, não por que elas têm valor – comenta o diretor artístico.
:: Visite a página especial sobre o evento ::
O penúltimo grande concerto do Femusc – o evento encerra-se neste sábado – abre com Also Sprach Zarathustra, de Richard Strauss. Heitor Villa-Lobos, Rimsky Korsakiv, Arturo Marquez, Igor Stravinsky, Maurice Ravel, Pyotr Ilyich Stravinsky e Zequinha de Abreu também fazem parte do programa da noite.
O QUÊ: Grandes Concertos com a Megaorquestra do Femusc.
QUANDO: sexta-feira, às 20h30.
ONDE: Grande Teatro do Centro Cultural da Scar, em Jaraguá do Sul.
QUANTO: entrada gratuita. Os ingressos precisam ser retirados na secretaria da Scar com antecedência. São fornecidos somente um par por pessoa.
Continua depois da publicidade