O projeto Vivaldi in Concert da Orquestra Prelúdio, inicia a agenda de ensaios e concertos para a comunidade. A primeira apresentação acontece no próximo sábado, dia 8 de julho, a partir das 10 horas, na Paróquia Cristo Redentor (rua Jaú, 288 – Glória). Será realizado um ensaio aberto.
Continua depois da publicidade
Ao todo, serão cinco apresentações gratuitas e três ensaios abertos – todos os eventos em Joinville. O Vivaldi in Concert é um projeto do Simdec (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura) da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville, que foi aprovado ao mecenato em 2016 e passa a ser executado agora, sob o patrocínio da Prefeitura Municipal de Joinville e com o apoio das empresas Whirpool e Hacasa.
A proposta homenageia Antonio Vivaldi, um padre italiano, que ficou mais conhecido pelas suas composições do que a religiosidade propriamente dita, devido a dimensão de suas obra artística.
— Vivaldi tem um mérito artístico-cultural inquestionável —considera o maestro da Orquestra Prelúdio, Rafael Daniel Huch.
Em 2016, quando o Projeto Vivaldi in Concert foi escrito, completou-se 275 anos de morte do compositor homenageado. No segmento erudito, Vivaldi foi um dos compositores mais gravados e tocados nas últimas décadas. As Quatro Estações, obra de sua autoria, é uma das de maior popularidade. As melodias do compositor são muitas, das mais energéticas às meditativas.
Continua depois da publicidade
O projeto Vivaldi in Concert pretende percorrer as diversas facetas do autor, trazendo-as para o conhecimento do público, de forma que os apreciadores da música erudita, os musicistas e os leigos no assunto possam ampliar o seu gosto e conhecimento estético.
— A Orquestra Prelúdio já tem se intensificado. O trabalho dela tem se profissionalizado e 2017 é um ano de grande profissionalização — afirma Rafael.
Segundo ele, o público também tem crescido muito. No primeiro semestre, ocorreram três apresentações via Lei Rouanet de incentivo Federal, todas lotadas. O maestro afirma que, mesmo o público fiel, que assistiu a estes espetáculos, pode esperar por novidades.
— Agora, teremos um concerto para violão e orquestra (orquestra de cordas) com o solista Jair Corrêa. Teremos, também, a apresentação de um moteto com a cantora lírica Karla Cristina Ziemer e um dueto com duas sopranos líricos, a própria Karla e a Ester Martins, com a participação do mezzosopranista Jean Carlos Gorges — resume Rafael.
Continua depois da publicidade