Se olharmos o passado analisando o presente, podemos prever o futuro de nossa cidade. Itajaí teve muitas fases de desenvolvimento, desde os primórdios de 1953, quando a aviação que operava no nosso aeroportopermitia o deslocamento mais rápido dos nossos homens de negócios. Com a transferência da usina de açúcar Adelaide SA para a Pedra d’Amolar, o porto começou a se expandir.

Continua depois da publicidade

Tivemos os tempos áureos da madeira, fomos considerados um dos maiores exportadores para o Brasil e exterior. Posteriormente tivemos o espaço da pesca, mais de 150 empresas pesqueiras se radicaram por aqui, poucas daqueles tempos estão ainda em operação, mas felizmente outras grandes se firmaram aqui, impulsionando nosso desenvolvimento.

A nossa Univali deu outra alavancada na nossa história e está aí até hoje demonstrando seu resultado. Novamente nosso porto então mudou todo nosso cenário, além dos diversos segmentos que dele dependem. A vinda da Volvo Ocean Race no ano passado, mostrou Itajaí ao mundo e a regata francesa que está por vir mostrará nosso retrato lá fora, bem como a marina que breve estará se exibindo no nosso Saco da Fazenda.

Agora podemos nos orgulhar de ser a única cidade do Brasil que tem um píer turístico somente para navios de passageiros dentro do porto organizado. Conheço muito bem a sala de embarque/desembarque de Santos e do Rio de Janeiro, que ficam incrustadas no cais acostável de navios cargueiros, por onde passam também caminhões gigantes e imensos trens de carga.

Nosso comércio se expandiu muito pelos vários bairros, facilitando a vida dos peixeiros e dando emprego a centenas de pessoas. O nosso turismo ainda tem muito o que fazer, mas esperamos que o sonho do itajaiense se realize, contando com os investimentos previstos pela prefeitura e pelas as entidades que sempre estão nos apoiando.

Continua depois da publicidade

O que nos orgulha é nossa gastronomia que é bastante diversificada e farta, até porque temos um mar abundante de pescados na nossa frente, com uma frota pesqueira das maiores do Brasil. Grandes projetos estão previstos, e esperamos nos tornar então uma cidade acolhedora, com atrações e entretenimento.

Litoral poderoso

Victor Pereira – Repórter

Sétimo município mais populoso de Santa Catarina, com 188.791 habitantes segundo estimativa do IBGE em 2012, Itajaí se destaca no cenário econômico. O PIB de R$ 15,2 bilhões é o segundo maior do Estado, ficando atrás apenas de Joinville, e a renda per capita lidera o ranking catarinense.

Tudo impulsionado pelo Complexo Portuário, o segundo maior do país, que movimenta 1 milhão de contâineres por ano e tem expectativa de expansão com a abertura da nova bacia de evolução para os navios.

A produção pesqueira também é importante para o município, que abriga cerca de 50 empresas beneficiadoras que produzem mais de um milhão de latas de sardinha e atum por dia. São 250 armadores e uma frota de 500 barcos que respondem por 20% da produção brasileira de pescados, estimada em 500 mil toneladas ao ano. Além do dinamismo econômico do porto, a diversidade chama atenção em Itajaí.

Continua depois da publicidade

As belezas das praias, a grandiosidade dos transatlânticos, o comércio aquecido e a expressiva atividade cultural encontram espaço no município, que ainda conta com 18 comunidades rurais espalhadas por quase toda sua extensão.

Itajaí é ainda uma cidade universitária com seus 23 mil alunos da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), uma das maiores instituições de ensino do Brasil. Nos últimos anos, o município experimentou mais um salto de desenvolvimento com a vinda da Volvo Ocean Race em 2012.

A regata fez com que os olhos do mundo náutico se voltassem para o litoral Norte catarinense, garantindo o retorno da próprio Volvo em 2015, além da realização da Jacques Vabre em novembro de 2013 e a Grandes Veleiros em 2014.

Jandir Bellini, prefeito

– Uma das melhores cidades do Brasil para se investir.

SAIBA MAIS

População: 188.791 habitantes

Localização: Vale do Itajaí, a 90 quilômetros de Florianópolis

Área: 289,35 metros quadrados

Emancipação: 4/4/1859

Características: com colonização portuguesa e alemã, tem economia baseada no setor portuário

Atrativos: praias, esportes náuticos, turismo, ecoturismo, turismo de aventura e atrações culturais

Particularidades: embora seja voltada para o rio e o mar, a cidade tem 18 comunidades rurais que abrangem mais de 5% da população total. O município também se destaca por organizar anualmente três grandes festas: Marejada (que em 2013 será repaginada), Festa do Colono e Festival de Música

Continua depois da publicidade

Curiosidades: a origem do nome Itajaí é controversa. Duas explicações são mais aceitas, ambas vindas da língua indígena. Uma diz que o nome tem origem na palavra tupi-guarani Tajahy, que significa “Rio dos Taiás”, em menção a uma planta comestível da região. A outra tese aponta o significado como “rio que corre sobre as pedras”, relacionado ao Rio Itajaí, que margeia a cidade, e ao termo ITA, que significa pedra

Pontos turísticos: Mercado Público, Mercado do Peixe, Píer Turístico, Palácio Marcos Konder (Museu Histórico), Praia Brava, Praia de Cabeçudas, Molhes da Barra, Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, Rua Hercílio Luz, Herbário Barbosa Rodrigues, Porto de Itajaí e Teatro Municipal