Tenho muitos motivos para gostar de Santa Terezinha, pois desde os anos 1970 lutei para a criação do distrito. Antes, pertencíamos ao município de Itaiópolis. Fiz parte da comissão emancipatória da criação do município em 1991, pois acreditava que, com essas conquistas, Santa Terezinha teria grandes chances de crescer, se desenvolver e viabilizar serviços públicos para todo o povo.
Continua depois da publicidade
Perdi minha mãe quando eu ainda muito novo e meu pai me emancipou com 15 anos para eu ter o direito de assumir todas as responsabilidades: tive de cuidar dos meus irmãos e, como filho mais velho, logo fui tomando meu rumo. Em meados dos anos 73, iniciei uma cerâmica, a qual é ativa até hoje como Cerâmica Vista Alegre.
Tenho um grande orgulho de ser terezinhense também por ser de origem polonesa, essa que também deu início à colonização do município, juntamente com os ucranianos. Gosto de manter a tradição polonesa nos alimentos e nas festas, cantigas, orações e contos.
Acredito que é através da cultura viva e ativa que se mantêm a história de um povo. Por gostar muito da cidade e de seus moradores, minha casa serviu, por muito tempo, de abrigo para pessoas que dependiam de lugar para dormir, se alimentar, para ir a hospital ou qualquer outra necessidade.
Nunca parei para pensar o quanto me orgulha de ser terezinhense, o quanto é bom viver aqui e ver o progresso que aconteceu, pois sonhei com isso. Lugar de povo humilde, trabalhador, honesto e hospitaleiro, sabe acolher os visitantes. Me orgulho de ver a Festa Regional do Mel, que acontece todos os anos em comemoração ao aniversário de emancipação do município, pela quantidade de visitantes que recebemos.
Continua depois da publicidade
Vejo constantemente o avanço nas produções agrícolas desde a época que dependia da agricultura como fonte de renda. Gosto de falar de Santa Terezinha como o lugar que vivi desde sempre, onde criei minha família que vive aqui até hoje.
Saiba mais
? População: 8.756 habitantes
? Localização: Microrregião do Alto Vale do Itajaí
? Características: A atividade econômica mais
presente no município é a produção de mel. É também
um dos maiores produtores de fumo do Estado e um
dos grandes produtores de grãos, principalmente
milho, soja e feijão.
? Pontos turísticos: Morro do Taió, por seu destaque
na vegetação e por suas lendas. A tradicional Festa
Regional do Mel, que ocorre todos os anos, é outra
atração da cidade. Há, ainda, cachoeiras, pequenas
grutas situadas ao longo do rio Itajaí e vales com
rios de águas limpas e vegetação nativa. Destaca-se,
também, pela arquitetura típica ucraniana pelos seus
ritos religiosos, alimentação típica e grupo de dança
tradicional.
? Curiosidades: Nas trilhas que dão acesso às
cachoeiras, muita gente aproveita para praticar
exercícios ao ar livre. Ciclistas e gaioleiros desbravam
as trilhas pelas matas fechadas . Há também voo
livre praticado por algumas pessoas aptas para essa
modalidade.
“Fé, tradição, cultura e natureza encantadora. Santa Terezinha é o meu lugar.”
Valdecir Ferens
Prefeito