A chegada do Joinville à Série A do Campeonato Brasileiro recoloca a cidade mais populosa e com o maior PIB de Santa Catarina no cenário nacional do futebol

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Pouco antes da meia-noite de terça-feira, a mais populosa cidade de Santa Catarina voltou a ter a fantástica sensação de ver um time local na elite do futebol brasileiro. Motivo de orgulho para uma região de colonização alemã que tem a economia com forte vocação industrial, com o maior PIB do Estado, o Joinville Esporte Clube, carinhosamente chamado de JEC ou Coelho, revive hoje momento de glória tão intenso quanto os de sua fundação – foi nove vezes campeão catarinense nos 10 primeiros anos de existência, o que é representativo numa época não globalizada.

A ascensão do Joinville é reflexo do cenário atual do futebol catarinense, que com orgulho ostenta cinco de seus times entre os 40 melhores do país. Se há 30 anos os clubes estaduais não passavam de aspirantes a categorias menores, hoje figuram no mesmo cenário das principais equipes do país – claro que com altos e baixos, mas sempre entre os grandes.

A representatividade catarinense atual é numericamente superior a de Estados tradicionais no esporte, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná. Quando um time de SC sobe, é como se o Estado subisse junto, mesmo com a saudável rivalidade regional existente entre Joinville, Criciúma, Avaí, Figueirense e Chapecoense – é dessa rivalidade e do espírito competitivo que sai boa parte da força desses clubes.

Mas o futebol de hoje não é apenas o ópio do povo. O principal esporte do mundo – a Fifa tem mais países inscritos do que a própria ONU – é também um grande negócio, um show business, uma vitrine. Quando um time ascende à elite, leva junto o nome da cidade e do Estado. Então é justo que, a partir deste momento, o JEC, assim como já acontece com os outros clubes, passe a ter um pouco mais de atenção.

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Do poder público, espera- se que a Arena, estádio onde o Joinville joga, seja concluída, receba cadeiras em todos os espaços e ganhe uma cobertura – é o mínimo para uma das cidades mais chuvosas de SC. Para o empresariado local, agora é a vez de enxergar o JEC como uma oportunidade de ampliar a visualização da marca; e da comunidade, que agora tem ainda mais razões para estar ao lado do time o tempo inteiro.