Os 374 mm de chuva que caíram sobre Jaraguá do Sul também danificaram documentos pessoais e da administração da cidade. O Conselho Tutelar, o posto de saúde do Rau e a Escola Municipal Waldemar Schmitz foram as que tiveram maiores perdas. O arquivo histórico do município está auxiliando e restaurando o material.

Continua depois da publicidade

Segundo a chefe do arquivo histórico de Jaraguá do Sul, Silvia Regina Toassi Kita, está sendo realizada uma força tarefa para a recuperação destes documentos. No arquivo histórico, uma equipe com seis pessoas está recuperando os documentos do posto de saúde do Rau. Já na escola Waldemar Schmitz, que está sem aula, os funcionários estão resgatando os diários de classe, os históricos escolares que são de guarda permanente.

– A única instituição que não conseguiremos salvar nada é o Conselho Tutelar. A instituição digitaliza desde 2012 todos os processos – afirma Silvia.

A chefe do arquivo histórico recomenda para que as pessoas sequem naturalmente os documentos danificados pela água, sem colocar no sol ou utilizar secador ou ventilador, pois estes métodos podem desgastar as informações contidas na folha. Caso seja mais de uma folha, primeiro deve ser seco em blocos. Quando as folhas estiverem úmidas devem ser separadas para serem secas.

Continua depois da publicidade

– Importante usar luvas. A água estava contaminada. Os documentos podem ficar por seis meses contaminados – explica.

Importante fazer BO

Para as pessoas que perderam documentos como identidade, CPF, a secretária de assistência social, Emanuela Wolf, recomenda que se faça um Boletim de Ocorrência relatando a perda para poder pedir a segunda via da certidão de nascimento ou de casado. Assim, poderão retirar a segunda via dos documentos para poder refazer os documentos.

Um exemplo é a identidade. Para fazer a segunda via, é necessário a certidão de nascimento ou de casamento, um comprovante de residência e uma foto 3 x 4.

Continua depois da publicidade

De acordo com a secretária de assistência social, as pessoas que tiveram perdas com as enchentes e precisam de doações devem procurar os centros de referências de assistência social (Cras) ou o Centro de Atendimento à Família (CAF) com o BO em mãos.

Animais perdidos são resgatados

Não foram só as pessoas que ficaram sem lar. Muitos animais se perderam durante a enchente registrada no último final de semana em Jaraguá do Sul. A Associação Jaraguaense Protetora dos Animais (Ajapra) resgatou em torno de 20 bichinhos, fora os recolhidos pela própria comunidade.

– Somos em quatro integrantes ativos com lares temporários, mas durante a enchente também estávamos ilhados. Por isso, a comunidade resgatou os cachorros e gatos, ajudando, assim, esses animais perdidos – explica a presidente da Ajapra, Maria Louders Pellense.

Continua depois da publicidade

Segundo ela, alguns cães de raça estão bastante machucados e até o momento nenhum dono procurou os bichinhos. Para aqueles que desejam adotar um animal de estimação ou colaborar com a associação, devem entrar em contato pelo e-mail ajapra@ajapra.org.br ou na fanpage no Facebook: https://www.facebook.com/ajaprasc.