A decisão da família de doar os órgãos do jovem Victor Hugo Fusinato Pereira, 19 anos, que morreu na manhã desta quarta-feira – uma das vítimas do acidente que ocorreu na madrugada de sexta-feira na Praça do Estudante, em Blumenau – deve ajudar a salvar pelo menos mais quatro vidas.

Continua depois da publicidade

O coração de Victor foi transplantado para um paciente ainda nesta quarta-feira à noite. Já o fígado será destinado a outra pessoa da fila de espera pelo órgão ao longo da madrugada de quinta-feira. Além disso, os dois rins devem ser aproveitados em transplantes previstos para ocorrerem pela manhã. Detalhes dos transplantados e locais dos procedimentos não foram divulgados.

O padrasto de Victor, Élio Devigilli, 52, informou que a decisão foi tomada após exames apontarem a morte cerebral e que seguiu a vontade do jovem, que teria revelado a amigos o desejo de doar os órgãos em caso de morte.

– Ele era um menino cheio de luz, que adorava ver as pessoas felizes, então tenho certeza que ele se sentiria bem com esse gesto. Para nós, é um conforto para esse momento difícil – conta.

Victor era estudante de Engenharia Civil e estava internado no Hospital Santa Isabel, que fez os procedimentos de triagem dos órgãos e testes de compatibilidade. O velório de Victor ocorre ao longo da quinta-feira, na Igreja São Sebastião, em José Boiteux, e o sepultamento está previsto para as 16h, no cemitério católico da cidade.

Continua depois da publicidade

O acidente

Victor morreu no Hospital Santa Isabel às 9h30min desta quarta-feira. Victor estava internado em estado grave desde sexta-feira, dia do acidente que matou Larissa de Pin Laux ao lado da Praça do Estudante, em Blumenau. O jovem teve a morte cerebral confirmada pelo hospital. O automóvel Jetta em que Victor, Larissa e mais duas amigas estavam bateu em um poste, uma cerca e uma árvore e capotou. Larissa morreu na hora, enquanto Victor foi retirado das ferragens e levado ao hospital.