Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012 pediram hoje ao governo do país que modifique a lei que proíbe o porte de armas de fogo pequenas, para aumentar as chances britânicas de medalha nas provas de tiro.

Continua depois da publicidade

Atualmente, cerca de 100 atiradores nacionais gastam em torno de 15.000 euros anuais em viagens à Suíça, onde guardam suas armas em um campo de tiro de Zurique. Devido a uma norma que proíbe o porte de armas no Reino Unido, os aspirantes a medalhas olímpicas apenas podem treinar no país durante 30 dias por ano, segundo o jornal britânico The Times. A atual norma também impede competições nacionais de tiro.

A proibição de armas foi implantada em 1997 e vale para Inglaterra, Gales e Escócia. O motivo da medida foi um massacre em que 16 crianças foram assassinadas a tiros por um professor que colecionava pistolas em Dunblane, na Escócia. Estão isentos da lei os guarda-costas da Rainha, policiais e militares.

Está prevista para este mês uma reunião entre o secretário-geral de Esporte britânico, Richard Caborn, e Philip Boakes, presidente da federação de tiro local, para discutir o assunto.

Continua depois da publicidade