A 75ª Festa das Flores de Joinville começa daqui a 19 dias, mas um dos símbolos da edição deste ano já foi construído pelos diretores da Associação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (Ajao), em um espaço nos fundos da associação onde a decoração do evento é preparada.

Continua depois da publicidade

Os símbolos são dois grandes números “7” e dois grandes números “5”, de madeira, com prateleiras na parte interna e com cerca de três metros de altura. Juntos, eles devem acomodar 400 plantas. As estruturas, que ainda serão pintadas, vão ficar em pontos estratégicos da festa: uma na entrada e outra em um ponto que é segredo e que deve servir para atiçar a curiosidade do público para o evento.

Os próprios diretores da Ajao, João Hellmann, 43, João Soares, 62, e Luiz Gonçalves, 50, construíram as peça de marcenaria, com ajuda de um desenho no chão e algum cálculo para encaixar a madeira. Ao lado dos números, caixas, mesas e prateleiras também aguardam a data para serem levadas à Expoville, onde a Festa das Floresta é realizada.

-O trabalho só aumenta nossa expectativa. Enquanto cuidamos da marcenaria, as mulheres já fizeram a limpeza das plantas cultivadas aqui na Ajao que vão para o paisagismo do evento. É todo um trabalho para que o cenário destaque ainda mais as orquídeas, as estrelas da festa-, diz João Hellmann.

A Festa das Flores ocorre de 12 a 17 de novembro, na Expoville, em Joinville. Os ingressos custam R$ 5. O evento é o mais tradicional de Joinville e promovido por uma das associações de orquidófilos mais antigas da América Latina, segundo os organizadores.

Continua depois da publicidade