Maio ainda tem a tradição de ser o mês das noivas, mas setembro há anos já bate o recorde de casamentos. Talvez a primavera, como estação das flores, inspire mais os noivos. O melhor de tudo isto, porém, é que o mercado especializado em fazer festas vem crescendo. Além dos números, o que bem ilustra o crescimento do segmento é a multiplicação de feiras e exposições e o enorme número de programas de TV dedicados a quem vai casar. Por aqui uma feira está sendo montada na primeira semana de maio, em Florianópolis, com mais de 60 expositores, desfile de moda, degustação de produtos e sorteios. E com entrada franca. O número de casamentos no Brasil cresceu, segundo o IBGE, 30,53% entre 2003 e 2010.

Continua depois da publicidade

O rendimento de quem produz eventos também. Dados do Instituto Data Popular de São Paulo mostram que R$ 14 milhões foram destinados ao setor em 2012. Fácil de entender, pois uma das razões é o aumento do número de serviços oferecidos. Em 2013 o setor movimentou R$ 49 milhões.

Se há 30 anos os noivos comemoravam com bolo e espumante, hoje o planejamento ganhou tantos extras que há necessidade de se reservar a data e os procedimentos com até dois anos de antecedência. Publicitários criam a marca do casal, arquitetos projetam o local da festa, designers e paisagistas decoram, sem citarmos os serviços de alimentos e bebidas, a vestimenta da noiva etc.

Enfim, uma multidão de serviços e complementos que dão vida à data. Ao final, lembranças, brindes e recordações complementam a festa e coroam com júbilo e graça o evento que a partir desta data será sempre lembrado pelos noivos, familiares e amigos como um fato memorável.

Continua depois da publicidade