Por orientação da Polícia Militar, a tradicional prova da madrugada da Gincana Cidade de Blumenau foi cancelada neste fim de semana. O motivo foi a desordem causada na cidade por alguns mal-entendidos, conforme a corporação.

Continua depois da publicidade

O comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar de Blumenau, Jefferson Schmidt, disse que alguns participantes começaram a entrar em locais suspeitos durante a noite, o que desencadeou uma série de chamados ao 190 por parte de vizinhos que não sabiam o que estava ocorrendo.

Isso gerava a suspeita de furto ou roubo em andamento e chegou a mobilizar viaturas e policiais militares que poderiam atender outras ocorrências. Schmidt destaca que esses mal-entendidos forçavam não apenas o atendimento a crimes inexistentes, como colocavam em risco a própria integridade física dos gincaneiros.

A Liga Blumenauense de Gincaneiros disse que foi surpreendida durante a madrugada pela PM, que orientou pela não continuidade das provas. Segundo Leandro Gouvêa, vice-presidente da Liga, foi acordado com a polícia de que o evento seguiria normalmente neste domingo, porém restrito ao ambiente da Vila Germânica.

Gouvêa explica que o cancelamento da prova da madrugada não traz impactos ao resultado final da gincana.

Continua depois da publicidade

Confira nota oficial da Liga

A Gincana Cidade de Blumenau também esclarece sobre o ocorrido. Um dos fatos comentados na reunião prévia da gincana com os organizadores, foi a situação de apreensão de toda a população e do policiamento em razão do assalto que aconteceu na sexta-feira, dia 6, na Itoupava Central.

Esclarecemos ainda que todos os protocolos foram realizados como nos anos anteriores e que para a realização das tarefas é contratada uma empresa terceirizada, uma vez que a organização é composta por membros das equipes participantes. Assim, os organizadores não sabem como são e onde serão cumpridas as tarefas ou a sua localidade.

Reiteramos que a orientação para todas as equipes é manter a prudência durante a gincana e uma atenção maior em relação a prova da madrugada para não perturbar os moradores dos locais próximos onde estão as provas.

Esclarecemos ainda que, assim que informados pela Polícia Militar, atendemos prontamente a sua solicitação e suspendemos o evento até maiores esclarecimentos. Ao final, a decisão foi de interrupção das atividade da madrugada, a fim de garantir a segurança de todos os participantes. Restou decidido ainda que as atividades de domingo seriam realizados dentro do Setor 3.

Continua depois da publicidade

Infelizmente exceções acontecem e essa situação foi exceção. O clima de insegurança, bem como o desconhecimento em relação ao evento poderiam prejudicar a ordem pública. Assim, agradecemos a Polícia Militar pela compreensão e apoio.

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.