O Cinerama.BC terminou há apenas dois dias, mas a edição do próximo ano do festival de cinema já está sendo preparada. O evento vai ocorrer em abril de 2014, com data ainda indefinida. O certo é que as atrações serão ampliadas, e é possível que a duração do festival aumente de seis para sete dias.

Continua depois da publicidade

O planejamento reflete o sucesso das sessões durante a última semana, que superaram a expectativa dos organizadores. Sobre a programação, uma novidade praticamente certa para o ano que vem é o foco na filmografia belga, ocupando o lugar das produções alemãs que marcaram a edição de 2013.

– Hoje o Cinerama é um evento consolidado, que já atingiu sua maioridade. Agora contamos com a continuidade do apoio, tanto do público quanto dos patrocinadores – comenta André Gevaerd, organizador do festival.

Quase 4 mil ingressos foram vendidos nos dias de sessões – um crescimento superior a 100% em relação a 2012. A renda também deu um salto, de R$ 3 mil no ano passado para mais de R$ 4 mil nesta edição. Com isso foi possível oferecer algumas exibições gratuitas, democratizando a sétima arte em Balneário Camboriú. Para André, a intensa programação e a distribuição dela em vários locais foram iniciativas fundamentais para o sucesso de público.

– As pessoas despertaram para a importância do evento, e vemos que há interesse. Tornamos real a possibilidade de um evento cultural de grande porte em Balneário Camboriú – considera.

Continua depois da publicidade

Premiação

Na cerimônia de premiação do Cinerama, ocorrida domingo no Cine Itália, o grande destaque foi o filme alemão Verão Lá Fora, de Friederike Jehn. A produção conta a história de Wanda, uma adolescente de 14 anos que se muda com sua família da Alemanha para a Suíça durante o verão. O movimento é feito para curar as feridas abertas da família. Anna, sua mãe, perdeu a autoconfiança devido a um caso que seu marido Joachim teve em Berlim.

Além de ser escolhido como Melhor Filme pelo público, a produção ganhou a Coruja de Ouro de Melhor Direção; Coruja de Melhor Atriz, para Maria-Victoria Dragus; e o Prêmio da Crítica de Longa-metragem. A solenidade que encerrou o festival também homenageou o artista contemporâneo Lúcio Agra, a atriz Bianca Byington e a produtora Sara Silveira.

Confira o trailer do filme Verão Lá Fora, do diretor Friederike Jehn