Em uma entrevista coletiva realizada na serra gaúcha nesta quarta-feira, a organização do 40º Festival de Cinema de Gramado anunciou o balanço do evento realizado em agosto passado.

Continua depois da publicidade

Um dos compromissos assumidos pela equipe que assumiu o evento em substituição à empresa que atuara como proponente até a 39ª edição era livrar o festival das dívidas com os colaboradores. O objetivo foi atingido, informaram o produtor Ralfe Cardoso e a coordenadora Rosa Helena Volk, acompanhados na coletiva do vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, e pelo diretor do Departamento de Relações Públicas e Atividades Culturais da Assembleia Legislativa, Luiz Carlos Barbosa da Silva.

Ao ressaltar que o evento não deixou dívidas, e que com isso já se está pensando exclusivamente na 41ª edição, o quarteto apresentou os seguintes números do 40º Festival de Gramado:

> O Conselho Estadual de Cultura do RS aprovou R$ 1.322.325,00 por captação através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado, os quais foram usados integralmente.

> A Lei Rouanet autorizou a captação de R$ 2.394.657,66, dos quais foram aproveitados R$ 530.000,00.

Continua depois da publicidade

> Os recursos provenientes de patrocínio direto (marketing) alcançaram o valor de R$ 315.000,00.

> A receita proveniente de patrocinadores foi de R$ 2.167.325,00.

> A venda de ingressos na bilheteria do cinema arrecadou R$ 67.294,70 (foram vendidos, no total, 3.338 bilhetes – contando os convidados, jurados e imprensa, a média de público por noite no Palácio dos Festivais foi de 811 pessoas).

> A Prefeitura Municipal arcou com R$ 336.025,10.

> O valor total arrecadado pelo 40° Festival de Gramado foi de R$ 2.564.164,80.

> Houve 1.131 inserções de mídia (jornal, revista, TV, rádio e internet), sendo 35 em jornais nacionais e regionais. Foram credenciados 500 profissionais de imprensa representando 150 diferentes veículos de comunicação. A estimativa de aproveitamento de mídia espontânea corresponde ao valor de R$ 9.298.586,30.