Felizes da vida com o grande sucesso de público que foi o Brasil Open no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, os organizadores da competição já planejam a edição de 2013. Luis Felipe Tavares, o diretor do torneio, não tem como prioridade, por ora, elevar o status do torneio, hoje um ATP 250, para ATP 500 – a denominação se baseia no número de pontos entregue ao campeão.
Continua depois da publicidade
A prioridade absoluta é ter um jogador do top 10 – um dos dez melhores do mundo – em 2013. A Koch Tavares salienta, no entanto, que quando anunciou os jogadores Nicolás Almagro estava neste grupo – hoje é o 11.º da lista. A empresa sonha com alguém como o francês Jo-Wilfried Tsonga, que ocupa o sexto lugar.
– Com o interesse do público e, consequentemente, da mídia e dos patrocinadores, será possível oferecer cachês e premiação melhores, suficientes para atrair pelo menos um dos dez melhores jogadores do mundo – afirmou Tavares.
No total, compareceram 45.700 mil pessoas ao ginásio. A organização disse que já ficaria satisfeita com 30.000. O ATP 250 de Buenos Aires, que começou nesta segunda, por exemplo, conseguiu atrair o espanhol David Ferrer, o quinto melhor do mundo, bem como tenistas interessantes como o suíço Stanislas Wawrinka, o 23.º do mundo, e o japonês Kei Nishikori, que surpreendeu o mundo ao alcançar as quartas de final do Aberto da Austrália.
Além da principal atração, os tenistas, os organizadores pretendem atacar os principais focos de problemas apresentados na edição deste ano: as poucas vagas de estacionamento e a falta de opções de lanchonetes.
Continua depois da publicidade
O estacionamento do conjunto Constâncio Vaz Guimarães é insuficiente para satisfazer a demanda. Em poucas horas, as vagas se esgotam. A saída, para os organizadores, é esquematizar um sistema com bolsões ligados ao ginásio por vans.
Outro problema, a demora para comprar ingressos – alguns torcedores se queixaram de ter esperado mais de uma hora na fila – foi decorrência do sub dimensionamento do evento. Os organizadores não esperavam tanta procura. Além disso, as bilheterias estavam vendendo também ingressos para o carnaval, o que aumentava as filas.