O evento esportivo 42k de Floripa, a primeira edição da Maratona Internacional da Cidade de Florianópolis, está confirmado para domingo. Apesar dos reflexos da greve dos caminhoneiros, a organização garante a realização da prova que tem largada marcada para as 6h30min (maratona) — a meia e a corrida de 7k largam às 6h45min e 7h, respectivamente – na Beira-Mar Continental de Florianópolis. Ainda, conforme a organização, há recorde de inscritos, com 12 mil participantes, o que representa a maior prova em quantidade de participantes em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
De acordo com os organizadores, 80% dos corredores são de outros estados como São Paulo e Paraná, além de atletas de países como Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Colômbia que garantiram a sua inscrição. O evento, que conta ainda com a Meia de Floripa (21k) e a Joy Run (7k), teve de encerrar as inscrições que iriam até o dia 31 antes do prazo estipulado, tamanha a quantidade de participantes.
— Corredores do Brasil inteiro e de países vizinhos adoram correr em Floripa nesta época, pois os termômetros da cidade costumam registrar de 13º a 21º C, temperatura ideal para evitar o desgaste físico extremo ao correr uma maratona — argumenta Felipe Fernandes, diretor de produção da Norte Marketing Esportivo, organizadora da prova.
Um dos grandes atrativos da prova é o percurso. Nas três distâncias os corredores passarão sobre as pontes que ligam o continente à Ilha da Magia. Com pouca variação na altimetria dos 42.195 metros (maratona), o percurso foi traçado para os corredores que estão em busca de tempos baixos e novos recordes pessoais. A atenção nos trechos das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles é a principal recomendação aos participantes por causa da inclinação.
Continua depois da publicidade
— Dose o ritmo, principalmente antes da ponte, pois ela acaba enganando, já que possui uma boa inclinação em ambos os lados. É bom se poupar um pouquinho, o que pode refletir no tempo final — recomenda Fabiano Braun, treinador da equipe Floripa Runner e vice-presidente da Associação dos Treinadores de Corrida de SC (ATC-SC).
Por causa da prova haverá alteração no trânsito da Capital entre 3h e 13h, conforme os trechos. A Beira-Mar Continental será fechada por todo o período e as pontes terão uma pista bloqueada cada. Haverá interdição parcial de trecho da Beira-Mar Norte (4h às 10h30), total da Avenida Governador Gustavo Richard (sentido aeroporto, até 12h) e Via Expressa Sul (do Túnel Antonieta de Barros até o trevo da Seta, até às 12h).
Os kits dos corredores serão retirados no Centrosul (Passarela Nego Quirido). Na sexta-feira a retirada para começa às 10h e vai até as 20h. No dia seguinte, o horário de funcionamento é das 10h às 18h.
Continua depois da publicidade
Confira mais notícias do esporte catarinense