Crescente no Brasil desde a instituição de uma nova legislação, em janeiro de 2011, a produção orgânica começa a ultrapassar nichos de mercado. Iniciativas que podem indicar oportunidades para os agricultores estão à mostra na quinta edição da Bionat Expo, que ocorre na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.
Continua depois da publicidade
Além dos tradicionais produtos alimentícios, os visitantes da feira podem conferir trabalhos de empresas de vestuário, produtos de beleza e até de higiene. Da Alemanha, vem uma das principais atrações da feira: uma fralda de pano que tem na composição 75% de insumos vegetais, como celulose e amido de milho.
– É um produto certificado por dermatologistas alemães que não causa irritação na pele das crianças. A fralda pode ser usada por até oito horas – diz o representante da fabricante no Brasil, Sebastian Schlossalek.
Os empreendedores na área de orgânicos sentem dificuldades em encontrar fornecedores para ampliar a fabricação de produtos. O empresário Rafael Krause, de Santa Catarina, trouxe a Porto Alegre uma linha de cosméticos veganos (sem uso de proteínas animais). A dificuldade de achar interessados na produção das matérias-primas levou a família a adquirir terras em Joinville (SC) e buscar a mão de obra de trabalhadores da cidade para concretizar o projeto.
– Chegamos a ter cinco produtores trabalhando em parceria conosco, mas foi difícil mantê-los por causa da forma de produção deles, que não se aproxima da agricultura orgânica – afirma Krause.
Continua depois da publicidade
No Rio Grande do Sul, o cadastro do Ministério da Agricultura tem 1.450 produtores de orgânicos credenciados em unidades certificadas. O coordenador do Comitê de Produção Orgânica do Rio Grande do Sul, José Cleber de Souza, reconhece que os agricultores se voltam mais para os alimentos.
– Mas temos iniciativas que começam a caminhar na direção de outros nichos de mercado e estamos trabalhando com a adequação da legislação. No caso dos cosméticos, é preciso ter um trabalho conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária para credenciar essas iniciativas – explica.
Até este sábado, os consumidores podem participar da Bionat Expo, que também oferece uma programação de palestras e oficinas culinárias gratuitas.
SAIBA MAIS
Informações e programação podem ser conferidas no site www.bionatexpo.com.br.