Os 12 casos de bebês brasileiros traficados ilegalmente para o exterior na década de 80 retornam à pauta de discussões do governo federal, em Brasília, a partir desta segunda-feira. Às 14h, representantes da Secretaria de Direitos Humanos, ligada ao Ministério da Justiça, e do Ministério das Relações Exteriores irão avaliar de que forma a União pode interferir para ajudá-los a encontrar as famílias biológicas.
Continua depois da publicidade
A prioridade é encontrar um meio jurídico que facilite o acesso a documentos originais que possam levar os jovens a descobrir o nome verdadeiro e o local de origem e moradia dos pais no país, já que a legislação federal não prevê nada sobre o assunto. Hoje, eles têm apenas certidões e documentos falsificados _ fruto das negociações do tráfico feito na época.
Esta, porém, é apenas a primeira reunião da equipe e não há perspectiva de quando haverá uma definição. Também estarão presentes no encontro os representantes da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Defensoria Pública da União e do Conselho Nacional de Justiça.
Os casos de tráficos de bebês enviados para Israel ao longo de toda a década de 80 voltaram à tona em agosto do ano passado, quando foram divulgados na série de reportagens Órfãos do Brasil publicada no Diário Catarinense.
Continua depois da publicidade
Confira a série de reportagens Órfãos do Brasil
Por quase um ano, a jornalista Mônica Foltran pesquisou sobre o assunto e reviveu o sofrimento de jovens que foram levados ilegalmente para o exterior e criados por famílias adotivas. Desde então, o DC tem acompanhado de perto a saga destes meninos e meninas na busca pelos pais biológicos.
A série também foi finalista do Prêmio Esso de Jornalismo 2012, a premiação mais importante concedida aos profissionais da imprensa brasileira. O material também serviu de fonte de informação e pesquisa para a autora Glória Perez escrever o roteiro da novela da Rede Globo Salve Jorge, que aborda o tráfico de bebês e mulheres brasileiros para o exterior.