A magnitude da edição de 20 anos do Psicodália transcendeu os seis dias de Carnaval e virou uma websérie para ser conhecida pelas gerações futuras. ¿Culpa¿ do site cultural (sediado em Rio do Sul) Cena Livre, que mobilizou produtores, fotógrafos, videomakers e designers para registrar, em quatro episódios curtos postados no YouTube e no Facebook, o que se passou na Fazenda Evaristo, em Rio Negrinho.

Continua depois da publicidade

Porém, Cultura de Paz não se limita a mostrar cenas de shows e a rotina na área verde. Ao acompanhar os passos de quatro personagens, o doc busca o espírito do festival e os olhares (e motivações) de quem o frequenta. O segundo episódio chega hoje ao canal do Cena Livre e até domingo todos estarão lá.

Confira outras notas do colunista Rubens Herbst.

Leia mais notícias de Joinville e região.

Música

Continua depois da publicidade

Materializou-se terça-feira no canal de Mario Ghanna no YouTube o novo clipe do cantor e compositor de Joinville. Dotada de balanço e letra romântica, Homenagem ganhou um vídeo com animações e participação de Rariane Schneider, miss Joinville de 2017. A faixa é também o segundo single do disco Manual de Festa do Rei do Traje Invisível, programado para maio.

  • Cinema

  • O Sesc de Joinville exibe nesta quarta-feira o documentário Poeira & Batom no Planalto Central – 50 mulheres na Construção de Brasília (2011), que retrata, do ponto de vista feminino, a saga da construção da Capital Federal contada por mulheres que chegaram ao Planalto Central entre 1956 e 1960. A sessão, às 19h30, tem entrada gratuita.

  • Espaço

  • Até terça-feira, 13 bandas, artistas solo e DJs haviam se prontificado a ocupar o palco autoral da Festilha, que começa amanhã e vai até domingo. Mas ainda tem vaga no espaço, que repete a ¿reserva técnica¿ aos músicos de São Chico com material próprio. Interessados devem procurar a Fundação Cultural ou ligar pelo Whats (47) 98438-7810, com Marcelo.

Método destrinchado

O Dionisos Teatro faz nesta quarta-feira, às 19 horas, no galpão da Ajote, o primeiro de três workshops sobre os processos criativos que resultaram no Projeto Memórias Re-partidas, com quatro solos de atores do grupo apresentados em 2016 e 2017. A proposta dos encontros com os artistas é apresentar um pouco da trajetória de pesquisa em teatro e memória da companhia e os métodos usados na construção dos espetáculos. O próximo workshop será na Amorabi, no dia 26, e o último, na Casa Iririú, em 13 de maio. As inscrições são gratuitas pelo e-mail dioteatro@gmail.com.

Continua depois da publicidade

Um poema para Roxanne

Além de consagrado autor de novelas, Walcyr Carrasco – um dos convidados da Feira do Livro de Joinville deste ano – tem alguns livros infantis no currículo. Um deles é O Menino Narigudo, de 1993, uma adaptação para o universo teen do Cyrano de Bergerac, o herói romântico do século 17 de nariz avantajado e alma poética. Agora, o grupo de teatro do Colégio da Univille transforma em peça a história de Cyrano, o adolescente narigudo que ajuda o melhor amigo a conquistar a colega por quem está apaixonado. A estreia é nesta quarta-feira, às 19 horas, na Sala de Teatro Antonin Artaud, e será apresentada sempre às quartas-feiras, às 15 horas, sem cobrança de ingresso.