Em tempos em que a voz da mulher se ergue em brados cada vez mais retumbantes e necessários, o Norte catarinense recebe a visita de Roberta Estrela D¿Alva, cuja diversidade de frentes de atuação lhe possibilita abordar temas como racismo e feminismo. Apresentadora do programa “Manos e Minas” na TV Cultura, vencedora de um Prêmio Shell de melhor atriz, fundadora do coletivo multicultural Frente 3 de Fevereiro, idealizadora de campeonatos internacionais de poesia, Roberta é cantora, poeta, MC, escritora e pesquisadora, entre outras atividades, e chega à região para apresentar o show “Slam Blues”. Acompanhada de Daniel Oliva (guitarra e violão) e Meno del Picchia (baixo), ela alterna poesias e textos autorais com clássicos do blues e do jazz americanos e brasileiros. Neste sábado, Roberta estará no Sesc de Jaraguá, às 17 horas, e no domingo, no Sesc de Joinville, às 20 horas, sem cobrança de ingresso.

Continua depois da publicidade

Aglomeração

O Sesc de Jaraguá e a classe artística da cidade uniram forças para provocar um sábado daqueles na unidade local. Entre as 13h e as 18h, o Rebu das Artes oferecerá (de graça!) uma vasta gama de atrações culturais, como batalhas de MCs, apresentações de capoeira e street dance, intervenções com o Galpão da Dança, reabertura da exposição “(Des)Utopia”, feira de livros e quadros, estúdio de tatuagem e bate-papo com artistas. O evento encerra-se com o show “Slam Blues”, da MC e atriz Roberta Estrela D¿Alva.

Prato do Dia

Parece que faz séculos que a Banda Uó surgiu disposta a abalar com um bem-humorado coquetel de música dançante, androginia e visual kitsch. Era o tempo de “Shake de Amor”, “Faz Uó” e “Búzios do Coração”, que bombaram na MTV e puxaram o disco “Motel” (2011). De lá para cá, outras novidades surgiram na música brasileira, mas o eletropop com brega do trio goiano continuou quente – em 2015, ele lançou o álbum “Veneno” e emplacou o hit “Catraca”. Ele estará no show que Candy Mel, Davi Sabbag e Matheus Carillo fazem neste sábado, às 20 horas, no Manchester Hall, em Joinville, dentro da estreia da festa PNK for Fun. Ingressos à venda na Ótica Craft¿s (Shopping Cidade das Flores) e no site braveticket.com.br.

Continua depois da publicidade

Confira outras notas do colunista Rubens Herbst.

Leia mais notícias de Joinville e região.

Ô, de casa!

Joinville é a 13ª e última parada do Projeto Viagem Teatral, cuja oitava edição começou em março e finalizará com 27 apresentações na agenda. Neste sábado, às 13 horas, a atriz Paula Bittencourt encena, no Supermercado Angeloni do Bucarein, “Coisas que Fazem o Coração Correr mais Rápido” (foto), em que o público é convidado a conhecer a acolhedora casa da protagonista e compartilhar experiências. No domingo, às 14 horas, a atriz vai ao Sesc para mostrar “Malagueta Quer Ser Grande”, peça sobre uma boneca que ganha vida, deseja crescer e descobrir o mundo. Todas as apresentações são gratuitas.

CURTAS

União A produtora L3 promove neste sábado, em sua sede (rua Porto União, 1.180 Anita Garibaldi), o 1º Matando a Fome, projeto que une música e responsabilidade social. O objetivo é arrecadar alimentos para instituições filantrópicas de Joinville e para Apae de São Chico. As bandas de reggae Matando a Sede e Babiton Sound System encabeçam o evento, que começa às 16h20. Dois quilos de alimento valem como entrada.

Teatro – Dramaturgia contemporânea – tradição, rupturas e singularidade é a oficina que será ministrada por Max Reinert (dramaturgo, ator e diretor da Téspis Cia. de Teatro) que começa no dia 15 e irá até agosto, no galpão da Ajote. A atividade, contemplada pelo Simdec, é dirigida a qualquer um interessado em escrever para teatro. As inscrições pelo e-mail oficinadedramaturgia.joinville@gmail.com são gratuitas e terminam neste domingo.

Porrada Amantes do lado casca-grossa do heavy metal devem bater ponto neste sábado no Garage, em Joinville, para prestigiar as quatro bandas de speed/thrash que formam a escalação do festival Underground Attack. A partir das 16 horas, tocam as curitibanas Axecuter e Jailor, Conquistadores, de Osasco-SP, e Red Razor, de Florianópolis. A entrada é gratuita.

Continua depois da publicidade

Cantoria O Espaço Cultural Casa Iririú recebe neste sábado, às 20 horas, o show “A Voz do Trovão”, que une o cantor e compositor Ricardo Ledoux ao baterista Lucas Baumer, com quem gravou o CD “Caos da Manhã”. Em clima intimista e uma certa ginga brasileira, Ledoux apresenta suas canções e, como já é praxe, poemas de Fernando Pessoa, Manoel de Barros e Paulo Leminski. O ingresso custa R$ 10.