Nem bem se recuperou da estreia do filme “Mal-amados”, baseado em uma peça sua e do qual é produtora, a Cia. Rústico Teatral abre as cortinas do galpão da Ajote para estrear peça nova. O grupo de Joinville amplia seu repertório com “Se o Brasil é por nós…”, que tem suas primeiras sessões neste sábado e domingo, às 20 horas. E o faz se inspirando nas turbulências e incertezas que cercam a política brasileira e o futuro do País, dando ao espetáculo dirigido por Samuel Kühn um forte acento de atualidade.
Continua depois da publicidade
Questões filosóficas se juntam aos temas das reformas previdenciária e trabalhista na história do diretor de fabricante de cordas para instrumentos que contrata uma empresa de consultoria para salvá-lo da falência. Entra em cena a equipe, que usa de criatividade para encontrar soluções imediatas tanto para a fábrica quanto para o País. Os ingressos, a R$ 10 (inteira), serão vendidos na porta do teatro.
Uma banca para o Simdec
Como previsto, as 51 vagas da banca avaliadora dos projetos inscritos no edital do Simdec de 2016 não fecharam. Para preencher as nove cadeiras faltantes (em quatro categorias), será lançado, até segunda-feira, um edital específico para este fim, a ser publicado no “Diário Oficial do Município” e nas redes sociais da Prefeitura. A duração será de 15 dias, mais algum tempo para recurso e contrarrecurso, oficialização das bancas e avaliação das propostas. Ou seja: a lista dos beneficiados só sairá na metade de junho.
ABC do cantautor
Continua depois da publicidade
Descortinar o processo de composição e difundir o trabalho de “cantautores” do Estado. Esse é o objetivo de Ricardo Ledoux com o Projeto Reverbera – o Som do Cantautor, que oferecerá seis workshops e shows intimistas em Joinville com artistas locais e de outras cidades. O pontapé inicial é neste sábado, com o ilhéu François Muleka (foto) dando oficina às 15h e se apresentando às 20h na Livraria O Sebo. Tudo gratuito. Basta se inscrever pelo e-mail contato@ricardoledoux.com.br. O mesmo vale para o resto da programação: Dentinho Arueira (dia 13); Jesus Luhcas (dia 20); Música Orgânica (dia 26); Ana Paula da Silva (3 de junho); e Vê Domingos e Bruno Kohl (24 de junho).
Vida nas tintas
O artista plástico joinvilense L.Marcol, morador de Jaraguá há 40 anos, lança neste sábado, na Biblioteca Municipal Rui Barbosa, o livro “Sonho – o Despertar da Procura”, que registra parte significativa de sua produção visual nas últimas quatro décadas. É também o título de sua única exposição individual, ocorrida em 2005. No lançamento, a partir das 9h30, uma amostra de seus trabalhos poderá ser vista pelos visitantes, que receberão o livro gratuitamente, já que ele foi contemplado pelo edital de apoio à cultura deJaraguá.
Pensador
Quem aporta neste sábado no cais do Pirata Rock Bar, em Jaraguá, é Gabriel, o Pensador. O velho marujo do rap nacional traz consigo vários hits lançados nos anos 1990 e 2000. Os ingressos do segundo lote, a R$ 45, estão à venda no Container Rock Wear, Ponto Certo Moda Jovem, Quiosque Brahma do Jaraguá do Sul Shopping, Academia Espaço Maior e Mime Matriz e Rock Total Discos (em Joinville).
Dança
Inês Bogéa, diretora artística da São Paulo Companhia de Dança, é presença na Sociedade Harmonia-Lyra neste sábado com a palestra A escrita da dança, sobre a história da dança cênica ocidental em suas principais vertentes (clássica, moderna e contemporânea). O evento, a partir das 9 horas, integra o Projeto 1.000 Professores, dirigido por Darling Quadros e patrocinado pelo Simdec. A inscrição, gratuita, é pelo e-mail projeto1.000professores@gmail.com ou pelo telefone (47) 99608-2461.
Continua depois da publicidade
Parceiros
Depois de Jaraguá, a coletiva itinerante da Federação das Associações de Artistas Plásticos de Santa Catarina (Faapsc) chega a Joinville. A exposição será inaugurada neste sábado, às 17 horas, no galpão da Aaplaj, na Cidadela Cultural. Quatorze artistas (com a joinvilense Mônica Juergens, da obra acima) expõem trabalhos em escultura, fotografia, pintura, instalação e objeto até agosto.