Para uma cidade que ama tanto o crustáceo em questão, faz todo sentido que a turnê catarinense da peça “Caranguejo Overdrive” comece por Joinville. O trabalho da Aquela Cia. de Teatro, do Rio Janeiro, baixa no Sesc local hoje, às 20h, e depois irá à unidade de Jaraguá, no domingo, às 18h. A entrada é gratuita. Resultado de uma nova fase do grupo carioca, na qual teatro e música se alinham, a peça vai buscar inspiração no movimento mangue beat— contando inclusive com uma banda à beira do palco, interagindo com os atores — para contar a história de Cosme, um catador de caranguejos no Rio do século 19 que é convocado a lutar na Guerra do Paraguai. Volta transtornado e encontra um Rio em convulsão urbanística. Emprega-se na construção de um canal, mas entra novamente em crise e sai a vagar, delirando, até que é pego por uma tempestade e se transforma, enfim, num caranguejo.
Continua depois da publicidade
Infância desafiadora
“A Dança da Realidade” (2013) marcou a volta do lendário cineasta e escritor chileno Alejandro Jodorowski às telas após 23 anos de ausência. E foi um retorno autobiográfico: o filme narra, com as fartas doses de surrealismo que lhe são características, a infância do artista em sua cidade natal, Tocopilla, tendo no centro as expectativas distintas dos pais em relação ao filho. Rejeição, abuso, culpa e preconceito carregam a trama, que a Galeria 33, em Joinville, exibe hoje, a partir das 20 horas. A entrada é gratuita.
Confira outras notas do colunista Rubens Herbst.
Leia mais notícias de Joinville e região.
Continua depois da publicidade
Show
Para os admiradores do maestro José Mello, a boa notícia é que ele e sua banda têm apresentação especial marcada na praça central do Shopping Mueller no dia 16, às 19h30. O repertório é composto, em sua maioria, de clássicos da MPB. Sem cobrança de ingresso, o show tem promoção do próprio empreendimento, com produção de Albertina Tuma.
Tributo
Ontem completaram-se 36 anos da morte de Bob Marley. Em Joinville, a data será lembrada hoje, no Delinquent’s Bar. A partir das 23h, o 3º Babilônia em Chamas terá no palco as bandas Matando a Sede e Nova Consciência e o “seletor de sons” Uhuru. Ingressos estão à venda na Brixton, Rosa Negra Tatuagens, Maga Tattoo Shop, Academia Ritmo da Forma e Pros@.com Lan House.
Bolo
O Curupira Rock Club, em Guaramirim, celebrará seus 25 anos (completados nesta semana) com rock pesadíssimo, especialmente o metal. Hoje e amanhã, 21 bandas da região descerão a porrada sonora, entre elas, Atlantis, Olho de Cabra, Extrusor, Profana, Gardenia Rust e Heryn Dae. Os ingressos estão à venda no Limbo Bazar do Rock e Posto Maiochi.
Dança
A Escola Municipal Amador Aguiar, no bairro Ulysses Guimarães, recebe hoje, às 10 horas, a AMA Cia. de Dança. Além de trechos de suas principais obras, o grupo promoverá um bate-papo sobre dança com a bailarina e educadora Maria Fortuna. A iniciativa é uma contrapartida de projeto aprovado no Simdec e é aberta a toda a comunidade.
Continua depois da publicidade
Frase
“É preciso ter uma mente distorcida como a minha para querer assustar as pessoas assim. No primeiro longa, eu tinha uma responsabilidade, porque a reação das pessoas após a cena em que o peito de John Hurt explode foi muito pior do que imaginávamos. Não foi bonito aquilo, mas o filme fez sucesso porque as pessoas são perversas.”
Ridley Scott fala ao jornal “O Globo” sobre seu desejo de reinjetar o medo em sua saga de terror espacial com “Alien: Covenant” (foto), que chegou ontem aos cinemas.
Semana de Museus
Foi dada a largada para a 15ª Semana de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus e o Sistema Municipal de Museus de Joinville. Hoje, na Univille, inaugura-se a exposição “Mundo do Trabalho e dos Trabalhadores em Museus”, que traz à luz os muitos afazeres de quem atua nesses locais, desde a montagem de exposições até o restauro e os trabalhos educativos. Também na universidade, das 14h às 18h, acontece o 2º Seminário Municipal de Políticas Culturais em Museus e Espaços de Memórias, com o tema “A função social dos museus e histórias controversas: dizer o indizível”. Para completar, no dia 15, a partir das 9 horas, o professor Valdemar de Assis Lima, da UFSC, ministra a oficina “Museus criativos e educação patrimonial”, no Museu de Sambaqui.
Velhinho em forma
Hoje seria um bom dia para tirar da estante a cópia de “Are You Experienced?” e deixar rolar uma, duas, cinco, dez vezes. Explico: em 12 de maio de 1967, o disco de estreia do Jimi Hendrix, Experience, era lançado na Inglaterra, transformando em registro seminal a fama que o guitarrista já acumulava na terra da rainha. O álbum é um desbunde de rock, blues e psicodelia, com Hendrix fazendo o diabo em músicas excelentes como “Foxy Lady”, “Fire, Love or Confusion”, “Manic Depression” e “May This Be Love”. Virou clássico influente e ainda soa inovador, mesmo passados 50 anos.
Continua depois da publicidade