Para uma cidade que se diz “a capital da dança”, o mínimo que se espera é que haja múltiplas opções no setor no Dia Internacional da Dança (29 de abril). Não que haja fartura, mas a data está longe de passar batida em Joinville neste fim de semana. A começar pela estreia de “Esboços da Memória” (foto), trabalho que une a atriz e bailarina Letícia Souza ao ilustrador Rodrigo Ascenção. O diálogo entre movimentos e projeções busca questionar a dança contemporânea e as expectativas do público. As apresentações gratuitas no Art Fitness Studio Sabrina Lermen (rua Itaiópolis, 257, América) serão neste sábado e domingo, às 20 horas.

Continua depois da publicidade

Ainda neste sábado, a AMA Cia. de Dança chega à sede da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Itinga (Amorabi) com o Projeto Comunidade na Dança, contrapartida social vinculada ao Simdec. A partir das 20 horas, os bailarinos mostrarão trechos de suas obras e, em seguida, a arte-educadora Maria Fortuna falará sobre o processo criativo do grupo. A entrada é gratuita. A data celebrativa encerra-se no Teatro Juarez Machado, novamente palco para a Mostra Dança Joinville. A primeira edição do ano acontece neste domingo, com sessão infantil às 17 horas e adulta às 19h15, num total de 43 coreografias e 262 bailarinos em cena. Os ingressos custam R$ 20 (inteira). O evento é promovido pela Associação dosGrupos de Dança de Joinville (Anacã), que ainda organiza um flashmob no início da tarde deste sábado na praça de alimentação de um shopping de Joinville e uma festa para bailarinos e coreógrafos no Restaurante Casa do Capitão.

Relação a distância

Um experimento cinematográfico em torno da literatura e do casamento é a atração deste sábado, às 20 horas, no Sesc de Joinville. O recém-lançado “O Casamento de Clarice e Bataille”, dirigido por Aline Dias e Julia Amaral, mostra a relação ficcional dos escritores Clarice Lispector e George Bataille, que, mesmo morando na mesma casa, não se encontram. Sem diálogos, introspectivo e sugerindo uma experiência literária compartilhada, o filme — feito com recursos do Edital Elisabete Anderle e do edital da Cinemateca Catarinense — foge do convencional, a ponto de não ter atores nos papéis e contar com gente do cinema, das artes visuais e da literatura na equipe.

Visuais

Continua depois da publicidade

O artista visual Ricardo Kolb orienta a oficina “Arret: vivências em pintura e desenho” neste domingo, das 9h às 18h, no Sesc de Joinville. O objetivo é vivenciar o processo de criatividade intuitiva por meio da prática da pintura, colagem ou desenho. A inscrição é gratuita na secretaria do Sesc, que tem mais informações sobre os materiais exigidos.

Rockão

Um evento beneficente, com renda revertida para duas ONGs que cuidam de animais em Joinville (Projeto Vira-latas e Manu Pets), juntará cinco bandas no Palácio Snooker Pub neste domingo. Lazy Gun, Redshift, Alt of Ctrl, Madame Surtô e Sinarquia são as atrações do Rockão e tocam a partir das 20 horas. Jornais e ração também são bem-vindos.

Crime antigo

A Cia. Experimentus, de Itajaí, leva para Jaraguá uma nova montagem para “Dois Amores e um Bicho”, do dramaturgo venezuelano Gustavo Ott. Na peça, a visita de um casal ao zoológico onde trabalha a filha desencava uma história de 15 anos atrás: o pai/marido, após matar o cachorro da casa a pontapés, vai preso. A lembrança do episódio desencadeia um intenso conflito familiar. A apresentação no Sesc é neste sábado, às 19 horas.

Histórias sobre rodas

Quem acaba de estacionar em Joinville é a Benedita, a Kombi que carrega os integrantes da Cia. Benedita na Estrada pelo Brasil afora. A dupla campinense de contadores de histórias faz duas apresentações por aqui, todas carregadas de músicas, brincadeiras e temas sujeitos à reflexão por crianças e adultos. Neste sábado, às 15 horas, eles mostram “Tampinha e a Flor do Curupira” no Hemerocallis Café Bistrô (rua Tenente Antônio João, 4.257, Jardim Sofia), e no domingo, às 19 horas, Diversifica! no Espaço Cultural Casa Iririú.

Continua depois da publicidade

Noite curta

A Galeria 33, em Joinville, recebe neste sábado mais uma edição do ShortCutz Santa Catarina, que integra a plataforma mundial dedicada aos curtas-metragens. Além da premiação aos melhores do mês, dois filmes catarinenses em competição serão exibidos: “O Morto”, de Fabrício Porto, e “Vento Sul”, de Renan Blah. Os dois diretores estarão presentes, assim como a atriz joinvilense Claudiane Carvalho, que integra o elenco de “Dudu e o Lápis Cor de Pele”, o curta convidado do dia. A sessão, a partir das 20 horas, é gratuita.