Ufologia não é tema habitual deste espaço, mas temos que encarar que Eram os Deuses Astronautas? é um marco da literatura do século 20, conhecidíssimo até por quem não liga para discos voadores e seus tripulantes. O livro, que completará 50 anos de lançamento em 2018, lançou a discussão sobre os antigos deuses serem, na verdade, extraterrestres, e até de que há DNA alien no gene humano.

Continua depois da publicidade

(Foto: Divulgação / Divulgação)

As hipóteses levantadas pelo suíço Erich Von Daniken atraíram tantos admiradores – a obra vendeu milhões de cópias e foi seguida por vários outros títulos do autor – quanto detratores, especialmente nos meios acadêmico e científico. Seja como for, as teorias de Von Daniken ainda rendem, tanto que, aos 82 anos, ele fará um tour de conferências no Brasil, e uma das paradas é a Associação Empresarial de Joinville (Acij), no dia 26 de maio. Em ¿UFO: Verdades Impossíveis – a Preparação da Humanidade¿, o escritor aborda o que, segundo ele, são sinais inequívocos da presença dos ETs na história do mundo e o esforço dos poderosos para encobri-los. As inscrições correm no site sinaisdosdeuses.com.br.

Humor lá fora

(Foto: rodrigo da silveira / Divulgação)

O ano de 2016 já tinha sido ótimo para o desenhista joinvilense Rodrigo da Silveira, quando emplacou no Salão do Humor de Piracicaba. Já a atual temporada é de conquista no exterior. Primeiro, ele foi selecionado com dois trabalhos (um deles está aí em cima) para o 5o Niels Bugge Cartoon Award, na Dinamarca, cujo tema é comunicação. A galeria virtual, com artistas do mundo inteiro, abre ainda neste mês. Outros cinco desenhos entraram no 11o HumoDEVA, salão de humor gráfico realizado na Romênia. Silveira ainda espera o resul-tado de salões na Espanha, Bélgica, Irã, Guatemala e Turquia, para os quais também enviou cartuns.

Aguinaldo SilvaEstudei anos para fazer isso. Nem que tenha que criar minha própria produtora. (...) Nós perdemos feio para essas séries estrangeiras e perdemos mais na edição e no som, não conseguimos chegar naquele nível. Eu não quero mais escrever novelas, não me interessa mais.
Aguinaldo SilvaEstudei anos para fazer isso. Nem que tenha que criar minha própria produtora. (…) Nós perdemos feio para essas séries estrangeiras e perdemos mais na edição e no som, não conseguimos chegar naquele nível. Eu não quero mais escrever novelas, não me interessa mais. (Foto: tv globo / Divulgação)

Aguinaldo Silva, autor de novelas clássicas como Roque Santeiro e Tieta, diz que seu negócio agora é escrever séries, decisão que enfrenta resistência dentro da Globo. De qualquer modo, ele assina o próximo folhetim das 21 horas, O Sétimo Guardião.

Continua depois da publicidade