Foi assinada na terça-feira a ordem de serviço para implantação do Binário do bairro São Vicente, em Itajaí. A obra – que enfrentou resistência de comerciantes – deve mudar a dinâmica das ruas Estefano José Vanolli e Otávio Cesário Pereira, ao melhorar a fluidez no trânsito e criar espaços adequados para o uso de ciclistas e pedestres. A empresa vencedora da licitação foi a Pacopedra Pavimentadora. A obra está orçada em quase R$ 5,8 milhões e terá repasse de R$ 3,7 milhões do governo do Estado.

Continua depois da publicidade

Por meio do sistema binário, o trânsito das ruas Estefano José Vanolli e Otávio Cesário Pereira passa a ter mão única. Na Estefano José Vanolli, o fluxo de veículos será da avenida Adolfo Konder em direção à ponte da Nova Brasília (sul-norte), até a altura da rua Alice Vieira de Souza, onde o motorista fará o retorno para a rua Otávio Cesário Pereira.

A via, por sua vez, terá o fluxo de veículos vindo da Nova Brasília em direção à avenida Adolfo Konder (norte-sul). Também sofrerá intervenção a rua Antônio Cyrilo Dutra, principal acesso ao bairro São Vicente para quem vem do São João.

Além das mudanças no sentido do trânsito, os passeios, estacionamentos e faixas de rolamento serão dimensionados de acordo com o alinhamento predial existente e o potencial de cada via. A rua Otávio Cesário Pereira ficará com duas pistas de rolamento e uma faixa de estacionamento, além disso receberá calçadas adaptadas com rampa e piso podotátil.

Continua depois da publicidade

Já a rua Estefano José Vanolli será reurbanizada. Terá uma faixa de estacionamento, duas pistas de rolamento, ciclofaixa, bolsões para travessia de pedestre, calçada adaptada com rampa e piso podotátil, arborização, instalação de novos bancos, lixeiras, abrigos de ônibus e bicicletário. As duas ruas irão receber a rede coletora de esgoto e depois disso serão repavimentadas. Além disso, está prevista a instalação de semáforos nos principais cruzamentos das transversais das duas ruas.

Se a chuva cessar, nesta quinta-feira operários já devem iniciar as obras. Para acelerar o processo, que tem previsão de 10 meses, o binário será executado em quatro frentes de trabalho, divididas em grandes quadras para facilitar o desvio do trânsito quando necessário.

Para elaborar o projeto do binário, a equipe técnica da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, em parceria com a Secretaria de Urbanismo e a Codetran, realizaram um estudo global do bairro São Vicente. O modelo que será implantado possibilita no futuro a ampliação do sistema binário também para as ruas Luís Lopes Gonzaga e Pedro Cristiano de Miranda, reorganizando também o fluxo de veículos nas principais transversais dessas vias, através de binários secundários.

Continua depois da publicidade