Em uma tentativa de reduzir o déficit de vagas nas unidades prisionais de Santa Catarina, a Secretaria de Justiça e Cidadania fará na próxima semana a assinatura da ordem de serviço para a obra que criará 599 espaços para os detentos do Estado. A solenidade, que ocorrerá no dia 29, será o passo inicial para a construção da segunda unidade da Penitenciária da região de Curitibanos, em São Cristóvão do Sul, na Serra Catarinense.

Continua depois da publicidade

Além do espaço para o regime fechado, também haverá uma ala para o semiaberto. A proposta da unidade seguirá o mesmo modelo existente no Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, em Itajaí. Haverá espaços para trabalho, parlatórios, locais para visita íntima, solários, ambientes de ensino, entre outras estruturas.

Um diferencial da nova penitenciária em relação à unidade de Itajaí é que será construída uma muralha de segurança, enquanto na outra cadeia há apenas grades. A empresa Verdi Sistemas Construtivos S/A fará a obra. O prazo de conclusão é oito meses. Além desta unidade, estão em andamento outras duas obras nos presídios catarinenses.

Em Chapecó, deve ser concluída até dezembro o segundo setor da penitenciária de Chapecó para 599 vagas. Também na cidade do Oeste está sendo erguida a cadeia pública feminina, com capacidade para 286 detentas. O mesmo número de espaços será construído a partir dos próximos dias em Itajaí. A assinatura da ordem de serviço ainda não tem data definida.

Continua depois da publicidade