Nesta quinta-feira, o governador Raimundo Colombo estará em Brusque para assinar a ordem de serviço para a execução do projeto de engenharia para a construção da barragem de médio porte em Botuverá. A estrutura foi sugerida pelos estudos da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica) e, segundo a Secretaria de Estado de Defesa Civil, deve ser concluída em 2016.
Continua depois da publicidade
A barragem de médio porte terá capacidade para armazenar 15,7 milhões de metros cúbicos de água, garantindo que as águas do Rio Itajaí-Mirim sejam armazenadas, evitando que a região de Brusque e Itajaí sejam alagadas. O investimento será de R$ 95 milhões financiados pelo Banco do Brasil.
A localização exata da estrutura depende de estudos de viabilidade técnica e ambiental. De acordo com Jones Bosio, secretário de Desenvolvimento Regional de Brusque, a obra vai aquecer a economia de Botuverá:
– É obra mais importante que vai ocorrer na cidade e beneficiará diretamente Brusque e Itajaí. Se a barragem já existisse, o Rio Itajaí-Mirim não teria transbordado na enchente de setembro. Por ser uma obra de grande porte, a cidade só tende a crescer com isso.
Continua depois da publicidade