A Orbenk, que presta serviços de limpeza e conservação e terceirização de mão de obra, vai construir um novo centro administrativo em 2014, em Joinville, com espaço para treinamentos.

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O empresário Ronaldo Benkendorf, diretor comercial da empresa, projeta expansão dos negócios em pelo menos 16%, na comparação com o desempenho conseguido em 2013.

A empresa está reformulando marca e portfólio de serviços e aposta nas vantagens da terceirização de serviços, que permite às empresas concentrarem esforços em suas atividades-fim.

Benkendorf é graduado em gestão de negócios. Foi presidente da Acij Jovem entre 2009 e 2010 e vice-presidente do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina entre 2010 e 2011. Atualmente, é membro do conselho consultivo do Instituto Euvaldo Lodi e presidente da câmara da micro e pequena empresa da Fiesc.

O COMEÇO

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– Na época em que fundamos a Orbenk, em 1986, já possuíamos uma empresa de serviços de vigilância, que atuava desde 1971. Os clientes aos quais prestávamos serviços de segurança logo passaram a nos solicitar, também, serviços de limpeza, recepção, portaria, telefonia, office-boy e secretária, garantindo o primeiro impulso para os negócios.

A EMPRESA HOJE

A Orbenk é uma das maiores empresas de prestação de serviços de limpeza e conservação e terceirização de mão de obra no Sul do País, com matriz em Joinville e filial em Curitiba.

A companhia ainda tem unidades regionais em Florianópolis, Itajaí, Lages, Chapecó, Criciúma, Porto Alegre e Londrina, com aproximadamente 6 mil empregados. É uma das poucas em seu ramo de negócio a possuir a ISO 9000. E a única em Santa Catarina a contar com a ISO 14001, um indicativo de seu forte investimento em ações voltadas à sustentabilidade.

PROJETOS PARA 2014

– Há projeto para, em 2014, construirmos um novo centro administrativo-operacional, com centro de treinamentos anexo, em um terreno de propriedade da empresa na rua Anita Garibaldi, em Joinville, com aproximadamente 6 mil m². A Orbenk se prepara para o próximo ano, com reformulação da marca e organização do seu portfólio de serviços.

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GESTÃO FAMILIAR

– Somos uma empresa familiar, que cresceu exponencialmente nos últimos anos e, agora, conta com uma gestão madura e uma visão clara e objetiva do futuro. Com esta consolidação, hoje nos encontramos em um momento de melhoria contínua, principalmente em relação à qualidade e especialidade nos serviços que ofertamos.

NOVA MARCA

Isso se reflete em uma nova proposta visual da marca elaborada pela Agência Soluções. Queremos transmitir características conquistadas nos 27 anos de mercado, como confiança, solidez, simplicidade, modernidade e alto desempenho. A padronização do uso da logomarca virá acompanhada do novo slogan: “Sua empresa bem cuidada”.

SERVIÇOS

– As mudanças também chegaram à subdivisão dos serviços, que passam a se apresentar de forma mais específica, distribuídas entre as submarcas – limpeza e conservação, terceirização de mão de obra, controle de pragas e serviços técnicos. A reformatação do nosso portfólio facilita a comunicação com o mercado e também traduz o processo de profissionalização pelo qual a empresa está passando.

CRESCIMENTO

– A reestruturação confirma os bons resultados obtidos em 2013 e prepara o terreno para um desempenho ainda melhor em 2014. Neste ano, a empresa atingiu, novamente, os objetivos estabelecidos: o crescimento foi de 13,5% e conquistamos importantes clientes e certificações, como o reconhecimento ambiental. Para 2014, a previsão é de crescer pelo menos 16%.

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RAZÕES PARA A EXPANSÃO

– Um fator importante é a liderança de mercado, não só em número de funcionários, mas, principalmente, na excelência na prestação dos serviços. O que mais ajuda a contratação de nossos serviços é a necessidade primordial de as empresas manterem seus ambientes de trabalho em condições adequadas de higiene e saúde para a execução da sua atividade-fim.

EFEITOS DA LEGISLAÇÃO

– O setor de terceirização é extremamente penalizado pela legislação porque tem como sua matéria-prima principal a mão de obra. Nesse aspecto, com os elevados custos com encargos sociais e taxas tributárias (PIS, Cofins, ISS, IR, CSLL), nossos serviços muitas vezes causam a impressão de ter altos preços. Como sempre digo, gente não tem preço, gente tem valor.

PASSIVO

– No Brasil, é um enorme desafio ser um empregador formal tendo uma legislação trabalhista extremamente paternalista, a favor do empregado. Isso, muitas vezes, cria um passivo trabalhista previamente desconhecido e dificulta os cálculos na hora de se formular o seu preço de venda.

CENÁRIO PARA 2014

– O cenário aponta para dificuldade de as empresas conquistarem e treinarem mão de obra; cumprir as exigências impostas pelo Estado em relação à higiene e à saúde no trabalho; e modernizar e disponibilizar máquinas, equipamentos e produtos de higiene e limpeza adequados para cada situação. Por isso, empresas públicas e privadas optam por terceirizar os serviços.

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REDUZIR CUSTOS

A terceirização libera o tomador do serviço para se preocupar com sua atividade-fim e não mais perder tempo com as atividades-meio, como limpeza e vigilância. Não existe condição desvantajosa da terceirização, pois, caso contrário, estará se administrando para o passado.

AMPLIAÇÃO

– Pretendemos ficar focados em nosso segmento, mas as áreas de atuação deverão ser ampliadas, de acordo com a necessidade dos clientes.