A Orbenk, que presta serviços de limpeza e conservação e terceirização de mão de obra, vai construir um novo centro administrativo em 2014, em Joinville, com espaço para treinamentos.
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O empresário Ronaldo Benkendorf, diretor comercial da empresa, projeta expansão dos negócios em pelo menos 16%, na comparação com o desempenho conseguido em 2013.
A empresa está reformulando marca e portfólio de serviços e aposta nas vantagens da terceirização de serviços, que permite às empresas concentrarem esforços em suas atividades-fim.
Benkendorf é graduado em gestão de negócios. Foi presidente da Acij Jovem entre 2009 e 2010 e vice-presidente do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina entre 2010 e 2011. Atualmente, é membro do conselho consultivo do Instituto Euvaldo Lodi e presidente da câmara da micro e pequena empresa da Fiesc.
O COMEÇO
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– Na época em que fundamos a Orbenk, em 1986, já possuíamos uma empresa de serviços de vigilância, que atuava desde 1971. Os clientes aos quais prestávamos serviços de segurança logo passaram a nos solicitar, também, serviços de limpeza, recepção, portaria, telefonia, office-boy e secretária, garantindo o primeiro impulso para os negócios.
A EMPRESA HOJE
A Orbenk é uma das maiores empresas de prestação de serviços de limpeza e conservação e terceirização de mão de obra no Sul do País, com matriz em Joinville e filial em Curitiba.
A companhia ainda tem unidades regionais em Florianópolis, Itajaí, Lages, Chapecó, Criciúma, Porto Alegre e Londrina, com aproximadamente 6 mil empregados. É uma das poucas em seu ramo de negócio a possuir a ISO 9000. E a única em Santa Catarina a contar com a ISO 14001, um indicativo de seu forte investimento em ações voltadas à sustentabilidade.
PROJETOS PARA 2014
– Há projeto para, em 2014, construirmos um novo centro administrativo-operacional, com centro de treinamentos anexo, em um terreno de propriedade da empresa na rua Anita Garibaldi, em Joinville, com aproximadamente 6 mil m². A Orbenk se prepara para o próximo ano, com reformulação da marca e organização do seu portfólio de serviços.
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GESTÃO FAMILIAR
– Somos uma empresa familiar, que cresceu exponencialmente nos últimos anos e, agora, conta com uma gestão madura e uma visão clara e objetiva do futuro. Com esta consolidação, hoje nos encontramos em um momento de melhoria contínua, principalmente em relação à qualidade e especialidade nos serviços que ofertamos.
NOVA MARCA
– Isso se reflete em uma nova proposta visual da marca elaborada pela Agência Soluções. Queremos transmitir características conquistadas nos 27 anos de mercado, como confiança, solidez, simplicidade, modernidade e alto desempenho. A padronização do uso da logomarca virá acompanhada do novo slogan: “Sua empresa bem cuidada”.
SERVIÇOS
– As mudanças também chegaram à subdivisão dos serviços, que passam a se apresentar de forma mais específica, distribuídas entre as submarcas – limpeza e conservação, terceirização de mão de obra, controle de pragas e serviços técnicos. A reformatação do nosso portfólio facilita a comunicação com o mercado e também traduz o processo de profissionalização pelo qual a empresa está passando.
CRESCIMENTO
– A reestruturação confirma os bons resultados obtidos em 2013 e prepara o terreno para um desempenho ainda melhor em 2014. Neste ano, a empresa atingiu, novamente, os objetivos estabelecidos: o crescimento foi de 13,5% e conquistamos importantes clientes e certificações, como o reconhecimento ambiental. Para 2014, a previsão é de crescer pelo menos 16%.
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RAZÕES PARA A EXPANSÃO
– Um fator importante é a liderança de mercado, não só em número de funcionários, mas, principalmente, na excelência na prestação dos serviços. O que mais ajuda a contratação de nossos serviços é a necessidade primordial de as empresas manterem seus ambientes de trabalho em condições adequadas de higiene e saúde para a execução da sua atividade-fim.
EFEITOS DA LEGISLAÇÃO
– O setor de terceirização é extremamente penalizado pela legislação porque tem como sua matéria-prima principal a mão de obra. Nesse aspecto, com os elevados custos com encargos sociais e taxas tributárias (PIS, Cofins, ISS, IR, CSLL), nossos serviços muitas vezes causam a impressão de ter altos preços. Como sempre digo, gente não tem preço, gente tem valor.
PASSIVO
– No Brasil, é um enorme desafio ser um empregador formal tendo uma legislação trabalhista extremamente paternalista, a favor do empregado. Isso, muitas vezes, cria um passivo trabalhista previamente desconhecido e dificulta os cálculos na hora de se formular o seu preço de venda.
CENÁRIO PARA 2014
– O cenário aponta para dificuldade de as empresas conquistarem e treinarem mão de obra; cumprir as exigências impostas pelo Estado em relação à higiene e à saúde no trabalho; e modernizar e disponibilizar máquinas, equipamentos e produtos de higiene e limpeza adequados para cada situação. Por isso, empresas públicas e privadas optam por terceirizar os serviços.
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REDUZIR CUSTOS
– A terceirização libera o tomador do serviço para se preocupar com sua atividade-fim e não mais perder tempo com as atividades-meio, como limpeza e vigilância. Não existe condição desvantajosa da terceirização, pois, caso contrário, estará se administrando para o passado.
AMPLIAÇÃO
– Pretendemos ficar focados em nosso segmento, mas as áreas de atuação deverão ser ampliadas, de acordo com a necessidade dos clientes.