O primeiro debate da campanha eleitoral de Joinville, promovido pela CBN e NSC Total nesta quarta-feira (21), reuniu os cinco candidatos a prefeito nas eleições de 2024. Nos bastidores, chamou atenção a preparação de cada um para o encontro e, também, a interação entre eles.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Participaram do debate Adriano Silva (Novo), Carlito Merss (PT), Luiz Cláudio Gubert (MDB), Rodrigo Bornholdt (PSB) e Sargento Lima (PL).

Veja fotos dos candidatos no debate da NSC

A preparação de cada candidato

Cada candidato se preparou para o debate da sua forma. Estudar os números, tanto com os planos de governo e os assuntos abordados no debate quanto a preparação da mente com orações e momentos de respiração.

Continua depois da publicidade

Adriano Silva (Novo) conta que juntou o corpo técnico para fazer análises dos projetos que foram entregues, as propostas, qual formato do debate e a sequência das perguntas.

— Então todo esse momento técnico é feito antes. Depois, eu faço a oração. Então eu oro bastante, tenho pessoas que me ajudam nesta área, para justamente estar com tranquilidade, com a sabedoria, com Deus nos ajudando — conta.

O candidato Carlito Merss (PT) explica que se preparou estudando os dados dos últimos anos. Para acalmar a mente, procurou fazer um momento de respiração profunda.

— Atualizar os números, como eu fui prefeito aqui, eu sei onde as coisas acontecem, de que forma acontecem. Então, eu fui atualizar, verificar, depois que nós saímos, o que foi feito. […] E respirar bastante, ter calma, eu sou muito ansioso — cita.

Continua depois da publicidade

Luiz Cláudio Gubert (MDB) explica que uma das preparações do debate foi fazer simulações com a equipe, estudar os temas que estariam presentes e trabalhar na parte da comunicação.

— Eu sou cristão, eu faço minhas orações também, pedindo a iluminação do grande arquiteto do universo, de Deus, para que eu tenha tranquilidade, que a sabedoria aflore na hora de fazer as considerações  — fala. 

Rodrigo Bornholdt (PSB) conta que tirou a manhã do dia do debate para se preparar, estudar os temas, os destaques do plano de governo e, também, descansar a mente.

— Minha formação foi toda na igreja luterana […] formou muito a minha personalidade, de valorizar a educação desde pequeno, isso foi muito importante na minha formação. Um bom preparo sempre me dá mais confiança — comenta.

Continua depois da publicidade

Sargento Lima (PL) trouxe consigo um caderno, separado a partir dos temas do debate para se aprofundar. Além dessa organização, ele conta que se preparou com uma oração.

— Bom, eu fico feliz por ele falar que um homem tem que construir sua sorte. A gente mantém nosso pensamento sempre elevado, com sintonia com o criador para que ele possa colocar a palavra certa na boca da gente no momento certo — diz.