As equipes da Fórmula-1 estão reunidas em Mônaco para a sexta etapa do Mundial de 2013. Mas boa parte das conversas da quarta-feira no Principado giraram em torno de algo que vai acontecer apenas na corrida seguinte, no Canadá: a mudança nos pneus Pirelli.

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Ouvindo os pilotos, apenas uma coisa fica clara: ninguém está totalmente certo que as alterações estão ocorrendo por uma questão de segurança ou se elas vêm por pressão política de algumas equipes.

– A discussão política sempre existiu na Fórmula-1. Não importa o regulamento, sempre vai ter uma equipe reclamando de alguma coisa. Eu já passei por tantas regras distintas que trouxerem diferentes dinâmicas para as corridas. Isto faz parte da categoria. Só sou a favor de mudarem os pneus se for por causa da segurança, porque isto é imprescindível para nós que sentamos nos carros – disse o brasileiro Felipe Massa ao LANCE!Net.

Adrian Sutil foi ainda mais veemente na defesa dos compostos atuais. O alemão da Force Índia não vê nenhum motivo para que eles mudem:

– Só podem mudar os pneus se for por uma questão de segurança. É o que diz o regulamento. E eu não vejo um problema de segurança nos pneus atuais. Eles são bons para pilotar, funcionam na classificação e permitem estratégias diferentes nas corridas. Há um desafio para fazê-los funcionar bem, alguns carros conseguem isto melhor do que outros. Faz parte, se fosse fácil para todo mundo não seria Fórmula-1.

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A Red Bull foi apontada como a equipe que mais vociferou contra os pneus atuais, mas Sebastian Vettel discorda que seu time tenha sido o mais crítico. O alemão aponta uma questão seletiva da mídia para explicar o caso.

– Quando vocês jornalistas têm a alternativa de citar o que diz a Red Bull ou a Marussia, por exemplo, vocês escolhem citar a Red Bull. Por isso fica parecendo que só nós reclamamos. Mas eu escuto os outros pilotos e até mesmo os da Lotus reclamam, mesmo com o argumento do carro deles lidar melhor com os pneus atuais. Podem reclamar menos, mas também não estão satisfeitos. É difícil para vocês terem uma ideia do quanto tivemos de mudar a nossa pilotagem com estes pneus – afirmou.

Daqui a duas semanas, em Montreal, já com as mudanças efetivadas, a discussão promete esquentar novamente.