(Foto: NSC Total)

Um fenômeno que está mudando o mundo são as organizações exponenciais. Ao contrário do crescimento linear, que resulta em adicionar repetidamente uma constante, o crescimento exponencial é a multiplicação repetida dela. É por isso que o crescimento linear produz uma linha reta estável ao longo do tempo, como acontece com a maioria dos negócios, enquanto o crescimento dos negócios exponenciais disparam. Fazendo uma analogia simples, se a sua passada tem 1 metro, com 30 passos lineares você percorre 30 metros. Com passadas de um metro, 30 passos exponenciais te levam a 26 viagens ao redor do mundo. As organizações exponenciais usam a tecnologia para chegarem com maior rapidez às pessoas e abocanharem uma fatia grande do mercado.

Continua depois da publicidade

Isto tem tirado o sono das empresas estabelecidas de qualquer porte e, principalmente, dos setores tradicionais. Vejam os desafios do transporte tradicional (táxis) frente ao transporte individual por meio de aplicativos. Para disponibilização de mais táxis é necessário alguém ser licenciado pelos órgãos públicos e comprar um carro para isto. Este é um negócio linear. Isso enquanto o transporte por aplicativos, por meio de uma plataforma tecnológica, basta alguém se cadastrar e na outra ponta alguém solicitar o serviço e pronto. A disponibilização de novos carros para prestar o mesmo serviço é muito mais rápido, é exponencial. O mesmo acontece com o Airbnb que, sem nenhum imóvel, está incomodando o setor hoteleiro.

A desatualização é cada vez maior e mais rápida. Algo que faz sucesso hoje pode não fazer amanhã, porque algo não controlável mudou. E as pessoas não estão preparadas para mudar na velocidade que os mercados exigem. O cérebro humano está habituado a processar um mundo mais simples e linear. Quando acontecem movimentos de ruptura, muitos vão reagir da forma que já conhecem e estão acostumados.

​Tech SC: fique por dentro do universo da tecnologia em Santa Catarina​​​​​​​​​

Continua depois da publicidade

Um dos pilares que está alavancando estas mudanças é a transformação digital (TD), que é o processo de utilizar tecnologias digitais para criar novos – ou modificar os tradicionais processos de negócios, cultura e experiências de clientes existentes. Mas não é um processo tão simples, e tem mais gente perdendo o sono!

Uma recente pesquisa com diretores, CEOs e altos executivos descobriu que os riscos da transformação digital são suas preocupações número 1 em 2019. Mesmo assim, 70% de todas as iniciativas de TD não alcançam suas metas. Dos US$ 1,3 trilhão gastos na TD no ano passado, estima-se que US$ 900 bilhões foram desperdiçados. Mas por que alguns esforços são tão bem-sucedidos e outros simplesmente falham?

A transformação digital é bem sucedida na organização quando seus líderes concentraram-se em mudar a mentalidade de seus colaboradores, estabelecendo desafios e dando as condições e a liberdade para experimentarem e errarem, percebendo seu sucesso, ou não, de forma rápida. Importante também é alinhar os processos organizacionais para criar uma cultura favorável à inovação.

Imaginem como será o futuro de sua organização, seus modelos de negócios e depois pense na tecnologia a ser utilizada, e não o contrário. Ou seja, não existe transformação digital sem a transformação das pessoas e uma mudança cultural dentro da empresa.

Continua depois da publicidade

Pesquisas mostram que o cérebro parece um músculo que se modifica e se fortalece quando você o usa. Quanto mais você desafia o cérebro a aprender, maiores ficam as células do seu cérebro. Portanto, desafie as pessoas a adotarem um mindset de crescimento para que sua empresa consiga se adaptar na fascinante mudança exponencial do mundo dos negócios.

Se você quer ser bem sucedido na TD, comece pelo analógico: pelas pessoas.