Figura singular, o jornalista e humorista Aparício Torelly (mais conhecido como Barão de Itararé) era um frasista de mão-cheia, que se tornou conhecido e permanece na memória de muitos graças a tiradas carregadas de ironia. Disse ele certa vez, subvertendo uma frase emblemática do positivista Auguste Comte, que ¿os vivos são e serão sempre, cada vez mais, governados pelos mais vivos¿.
Continua depois da publicidade
É, óbvio, um dito marcado pela crítica bem-humorada aos maus políticos. Mas é também uma frase que ganha força quando estamos prestes a ingressar, uma vez mais, em um processo eleitoral.O raciocínio é simples e lembra muito o dilema da família que, ao chegar cansada do trabalho durante a semana, prefere deixar que meia dúzia de vizinhos decida o futuro de todos os moradores do condomínio.
Todos nós precisamos entender que as eleições (felizmente!) vão ocorrer – com ou sem a nossa participação. E que da nossa efetiva atuação dependerá a definição dos nomes que vão sair vitoriosos das urnas. Não há outra opção no Estado Democrático. E não há opção melhor que o Estado Democrático para a sociedade.
Decidir o voto de forma impensada ou – pior – trocar o voto por um benefício qualquer são práticas danosas, que comprometem a qualidade do processo eleitoral. E ainda mais grave: são atitudes que transferem para terceiros a responsabilidade pelo resultado das eleições.
Continua depois da publicidade
Por isso, a Ordem dos Advogados do Brasil saúda a iniciativa do Diário Catarinense e participa com grande entusiasmo da campanha Vote Consciente, que pretende chamar o eleitor à responsabilidade. A hora é de dar um basta à passividade e tomarmos as rédeas para juntos conduzirmos nossos destinos a um tempo melhor, com mais igualdade e justiça. A ¿malandragem¿, matéria-prima tão rica para os humoristas, não pode ter vez nas urnas.
Texto: Paulo Marcondes Brincas
Presidente da OAB Santa Catarina
SOBRE A CAMPANHA
A campanha multimídia Vote Consciente é uma iniciativa liderada pelo Diário Catarinense e pela OAB Santa Catarina, com a adesão dos demais veículos da RBS no Estado, e que tem o objetivo de alertar o eleitor catarinense sobre o papel decisivo de cada um na decisão que sai das urnas.
Com a proximidade de mais uma eleição municipal, em 2 de outubro deste ano, a campanha bate forte na tecla da responsabilização do eleitor, convocando todos os cidadãos a refletirem sobre a maneira como encaram a política em suas cidades, no Estado e no país.
Continua depois da publicidade
Participe usando #voteconsciente
Saiba mais em diariocatarinense.com.br/voteconsciente