Os reflexos do isolamento social têm sido percebidos diariamente pelas iniciativas públicas e privadas em todo o mundo. Entre eles, o impacto da quantidade de pessoas conectadas fez com que empresas do setor de telecomunicações se unissem para evitar um colapso das redes de dados.
Continua depois da publicidade
Com o home office, educação a distância, além do aumento de consumo nas plataformas de streaming e distribuição de vídeos, empresas como a Telefônica e a Oi decidiram se unir para manter a qualidade dos serviços. Em entrevista para a revista Exame, o presidente da Oi declarou que é um momento sensível para as empresas.
— Estamos, neste momento, deixando a competição de lado. O importante é preservarmos a estabilidade das redes — afirmou Abreu, presidente da Oi.
— Qualquer um de nós [operadores de telecomunicações] que tiver problema nas redes, será de todo setor. Teremos de nos ajudar. Há uma grande engrenagem funcionando e estamos fazendo um esforço de coordenação para manutenção. Vivemos um cenário sem precedentes — complementou.
Para evitar a crise, as empresas estão se unindo para monitorar o consumo das redes e buscar soluções para a infraestrutura se manter intacta. Além disso, as marcas estão assinando campanhas de conscientização para os clientes diminuírem o consumo em horários de pico e para plataformas de vídeos colaborarem com a redução de dados, como já anunciado pela Netflix e Globoplay.
Continua depois da publicidade
Acesse o canal Juntos Por Santa Catarina e veja outras iniciativas como esta.
