O presidente da Anatel, João Rezende, afirmou nesta sexta-feira, em Porto Alegre, que o faturamento das operadoras cresceu 237% nos últimos 10 anos no Brasil, mas os investimentos em infraestrutura subiram apenas 67% desse crescimento.

Continua depois da publicidade

Rezende prometeu, durante audiência pública na Assembleiia Legislativa, mais rigor na fiscalização às operadoras de telefonia móvel. Segundo Rezende, a cada trimestre será feita uma nova avaliação e poderá haver novas suspensões.

– Foram seis milhões de reclamações por ano. Então, a Anatel decidiu agir – disse.

Continua depois da publicidade

Conforme o diretor da Anatel, cidades com mais de 300 mil habitantes serão fiscalizadas mensalmente, e a transmissão de cada antena será avaliada, para avaliação da sua qualidade.

Rezende disse que a agência também tem observado de perto as questões envolvendo as bandas de internet 4G e 3G. A Anatel deve instalar 12 mil equipamentos em todo pais para medir qualidade da banda larga e auxiliar na avaliação.

O encontro é promovido na Assembleia Legislativa do RS pela Frente Parlamentar em Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica e Telefonia do Legislativo Estadual e também conta com o diretor-executivo do Sinditelebrasil, Eduardo Levy.

Durante o encontro, ficou definido que a prefeitura de Porto Alegre, Procon, Assembleia e representantes das operadoras poderão formar grupo de trabalho o melhorar qualidade de serviço. E devem comecar pela avaliação das restrições das leis municipais para antenas.

Continua depois da publicidade

O diretor do Sindtelebrasil declarou que a legislação de Porto Alegre é restritiva e que sem antenas não há como melhorar a qualidade dos serviços de voz e 3G.