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Quase 60 reclamações por dia e 10,6% do volume total direcionado apenas para uma empresa: a Oi/Brasil Telecom. A operadora encabeça a lista do Procon de Florianópolis das empresas campeãs em reclamações pelo quarto ano seguido. Além dela, outras seis figuram na lista do órgão de defesa de consumidor desde 2007.

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Até o dia 8, o Procon da Capital registrou 14,1 mil reclamações, 12% a mais do que em 2009. Um recorde desde que o órgão foi fundado, em agosto de 2007.

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Do total de reclamações, 83% foram resolvidas por meio de medidas de conciliação. Elas podem ser feitas por telefone (28% das soluções) ou pessoalmente, reunindo o consumidor, um representante do Procon e outro da empresa que está sendo questionada.

Os índices anuais de resolução na Capital variam de 87% a 92%. Os casos não resolvidos vão parar na Justiça (5%) ou terminam arquivados porque os consumidores faltam às audiências de conciliação (3%).

Segundo Juliana Mello Ferreira, gerente de Defesa do Cidadão do Procon de Florianópolis, o órgão agendou 4,4 mil audiências de conciliação em 2010. Houve 470 cancelamentos.

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– Isso ocorre sempre que o problema do consumidor foi resolvido antes da data marcada para o encontro.

Até o fim do ano não existem mais horários para novas audiências. Cerca de 70% das reclamações estão relacionadas a cobranças indevidas de faturas, especialmente no caso de operadoras de telefonia, explica o diretor do Procon, Tiago Silva. Em segundo e terceiro lugar aparecem o descumprimento de ofertas (como a provedora de internet que promete 3Mbps de velocidade e entrega apenas 1Mbps) e o chamado “vício de produto”. O último caso se refere ao eletrodoméstico novo que apresenta defeito e fica mais de 30 dias na assistência técnica sem ser consertado.

A Oi/Brasil Telecom reduziu o número de reclamações em 22% em relação ao ano passado, mas segue no topo. Em nota, defendeu “a importância de considerar a relação entre o número de reclamações e a base de clientes de cada companhia”, ressaltando que a Oi tem a maior base de clientes de telefonia do país.

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Também por meio de nota, a TIM, vice-campeã, afirmou estar “atuando junto aos órgãos de defesa do consumidor para reduzir as solicitações”. A Net de Florianópolis, terceira na lista, destacou que o seu “acelerado ritmo de crescimento” não repercutiu “no número de reclamações”.

A lista de campeãs tem uma novidade entre as 10 primeiras, a Evolução Refrigeração e Assistência Técnica, única empresa de atuação local. A gerente Rosângela Matias da Silva afirma que 80% das reclamações registradas no Procon este ano foram absorvidas pela empresa de outra autorizada que fechou “repentinamente”.