Famílias do Vale do Itapocu podem ter férias mais tranquilas, porque a Polícia Militar fará rondas para cuidar das casas. Na semana passada, a Operação Viagem Segura começou a realizar o cadastro on-line. Na sexta edição, o 14o Batalhão de Polícia Militar está realizando as inscrições apenas pelo site. As rondas começam dia 19 de dezembro e vão até o dia 23 de fevereiro.
Continua depois da publicidade
O capitão Carlos Augusto Sell Júnior explica que há algumas alterações na operação deste ano, na forma como os moradores recebem a notificação da ronda. Antes, o aviso era feito de forma manual, por meio de bilhetes deixados nas caixas de correios. Agora, os jaraguaenses irão receber as informações do horário e dia da ronda por e-mail. Se tiver alguma alteração, a Polícia Militar entra em contato.
– Nossa intenção é realizar uma ronda a cada seis horas. Caso não seja possível, por termos um volume grande de ocorrências diárias, faremos as rondas de 12 em 12 horas e será obrigatório – destaca Sell.
Com um sistema informatizado criado pelo cabo Jocemar José Freire, a PM consegue gerar relatórios e controlar as rondas. Segundo capitão, o número de efetivos é suficiente para atender a demanda pelo serviço.
Continua depois da publicidade
No ano passado, a região teve 861 casas cadastradas. Para esse ano, a expectativa é de que os cadastros aumentem. O tenente Edson Jesus da Silva explica que nenhuma casa cadastrada foi arrombada ou assalta na última operação, o que comprava a relevância do projeto.
Quem tiver interesse em se cadastrar deve morar em casa. A PM não fará rondas em edifícios, condomínios, construções e empresas. O cadastro pode ser feito até dia 22 de fevereiro, pois se a pessoa for ficar um dia fora a PM fará a ronda como forma de proteção. O cadastro pode ser feito no site www.14bpm.com.br.
A PM pede que a família avise caso volte antes de viagem, por meio de uma ligação ao 190 ou cancelando as rondas no site.
Continua depois da publicidade