A operação Veraneio foi lançada nessa terça-feira (18) em Florianópolis com a finalidade de atender 61 municípios durante 81 dias. Pela primeira vez, o governo do estado vai contar com um sistema de inteligência analítica que deve compor a base de dados da segurança pública.
Continua depois da publicidade
Conforme o governo, 9 mil profissionais foram mobilizados, entre eles mil guarda-vidas contratados.As ações devem ocorrer ao longo de 561 quilômetros de litoral e 163 balneários.
Com a plataforma tecnológica, os profissionais envolvidos na operação vão poder acompanhar em tempo real as ações em andamento, identificar a necessidade de deslocar reforço de tropas e serviços de emergência além de planejar as atuações.
Além das prefeituras das cidades em que a operação deve ocorrer, vão auxiliar no trabalho as polícias Civil e Militar, bombeiros, Instituto Geral de Perícias (IGP) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). As secretarias de Defesa Civil, de Justiça e Cidadania, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e policiais e bombeiros da província de Misiones na Argentina vão compor a equipe envolvida na operação.
Continua depois da publicidade