O bairro de Canasvieiras, no norte de Florianópolis, foi alvo de uma fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente de Florianópolis contra irregularidades na rede de esgoto nesta quarta-feira (28). Essas ligações podem ser um dos motivos da poluição do Rio do Brás.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Segundo a prefeitura, a inspeção sanitária é a primeira etapa da operação que estará em 16 ruas previamente mapeadas para receber a equipe de fiscalização em busca de irregularidades.

— Nós vamos verificar as residências aqui da região, as ligações clandestinas da região e as unidades da Casan – como URA [Unidades de Recuperação Ambiental] ou elevatórias – se há algum problema e estão descarregando dejetos em valas de drenagem — afirmou o secretario de Meio Ambiente de Florianópolis, Fábio Braga, em entrevista à NSC TV.

Drenagem em Canasvieiras recebe limpeza em meio à briga sobre poluição do rio do Brás

Continua depois da publicidade

De acordo com a prefeitura, a fiscalização deve durar cerca de dois meses para ser finalizada e análises de laboratório devem ser feitas para medir a eficiência das ações.

— A gente imagina que em 60 dias a gente consiga varrer a região com a Vigilância Sanitária e o nosso time. Isso nos vai dar uma medida do tamanho do problema. Paralelo a isso, o prefeito já determinou a contratação de análises laboratoriais para ver se as medidas que estamos tomando agora, estão surtindo efeito na ponta — disse Fábio Braga.

VÍDEO: Rio em Florianópolis é péssimo cartão de visitas para a temporada de verão

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) afirmou que não foi informada sobre a operação desta quarta-feira. Segundo a Companhia, há duas bombas funcionando em Canasvieiras e duas reservas. A Casan afirma, ainda, que o bairro tem 96% de cobertura da rede de esgoto e que os dois emissários, que levam à estação de tratamento, funcionam normalmente com o dobro da capacidade de transporte de esgoto. Sobre o Rio do Brás, a Casan afirma que a Unidade de Recuperação Ambiental (URAs) opera adequadamente, dentro dos padrões.

Leia também

Réveillon em Florianópolis terá shows e 15 minutos de fogos de artifício; veja programação

Continua depois da publicidade

Florianópolis lidera ranking de cidades brasileiras mais buscadas para hospedagem em 2023