Um esquema de entrega de celulares para presos da Penitenciária de Joinville foi alvo de uma operação realizada nesta terça-feira (26) na maior cidade de Santa Catarina. Segundo a Polícia Civil, agentes terceirizados eram pagos para entregar os aparelhos aos detentos do sistema prisional. Oito pessoas foram presas durante a operação policial, denominada Corrosão, desta terça.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A partir de informações trocadas entre as polícias Civil e Penal, a Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Decor) apurou que agentes terceirizados entravam na penitenciária carregando aparelhos telefônicos para os presos. O objetivo dos celulares era possibilitar a comunicação ilícita dos detentos com o ambiente externo. Para agir de forma criminosa, os funcionários eram pagos com “quantias consideráveis”, apontou a Polícia Civil.

Suspeito de importunar sexualmente adolescente e mulheres em ônibus é preso em Joinville

Continua depois da publicidade

A partir disso, foram cumpridos nesta terça-feira 22 mandados de busca e apreensão e oito de prisão temporária contra diversos investigados. Os mandados de busca foram cumpridos em diversos bairros da cidade de Joinville, na cidade de Pinhais, no Paraná, e na Penitenciária Industrial de Joinville.

O nome dado à operação policial faz alusão ao significado da palavra “corrosão”, que se trata da deterioração de um objeto a partir de uma interação com o meio ambiente.

Participaram da ação policiais civis da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Decor, da Diretoria Estadual de Investigação Criminal (Deic), do Centro de Operações Especiais (Core), das delegacias regionais de São Bento do Sul e Jaraguá do Sul, da Polícia Civil do Paraná, de policiais penais integrantes da Diretoria de Inteligência e Informação (DINF), além de peritos e agentes da Polícia Científica. Por fim, as diligências foram acompanhadas por membros da Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC).

Leia também

Filha embriagada é presa após atacar mãe com golpes de faca em São Bento do Sul

VÍDEO: Paciente que xingou e chutou enfermeira continua preso por injúria racial em Joinville

Viúva de Jeanis Colzani compartilha rotina com o luto e lembra da atleta de SC como inspiração